Geral

POSSE

Dioclécio Sousa toma posse como novo desembargador do TJ-PI

O desembargador é natural de Parnarama (MA) e tem 37 anos de magistratura

Da Redação

Sábado - 27/04/2024 às 12:31



Foto: Divulgação Dioclécio Sousa ingressou na magistratura em 1987
Dioclécio Sousa ingressou na magistratura em 1987

O juiz Dioclécio Sousa foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) na noite dessa sexta-feira (26), no Pleno do Palácio da Justiça, em Teresina. Natural de Parnarama (MA), Dioclécio Sousa tem 37 anos de magistratura e já foi titular de algumas comarcas do interior do Piauí e capital. 

A solenidade de posse contou com a presença de autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de amigos, familiares e juízes e servidores do TJ-PI. Dioclécio Sousa ingressou na magistratura em 1987. Ascendeu ao cargo de desembargador em março deste ano, pelo critério do merecimento, em vaga aberta pela aposentadoria da desembargadora Eulália Pinheiro.  

“É um dia de grande felicidade e realização, especialmente para minha família. Após 40 anos de dedicação ao Direito, chego ao cargo de desembargador. Em nada muda a minha postura, mas não deixa de não me envaidecer um pouco, assumir uma posição tão destacada, principalmente um menino simples que veio do interior e, de repente, está aqui nessa posição, de julgar em grau de recurso, revisar decisões de juízes de primeiro grau, julgar inclusive aquelas pessoas que tem prerrogativa de função”, declarou o desembargador Dioclécio Sousa durante coletiva à imprensa.

Em seu discurso, o novo integrante da Corte do TJ-PI fez um breve relato de sua história e agradeceu a familiares, servidores e colegas pela trajetória trilhada. 

O desembargador Hilo de Almeida, presidente do TJ-PI, ressaltou requisitos que, para o julgador, farão de Dioclécio Sousa um grande desembargador: reputação ilibada, notório saber jurídico, humildade e altivez. 

“Um cidadão com uma conduta retilínea, portador de uma cultura e conhecimento humanístico invejável e um cidadão que tem uma experiência comprovada no judiciário piauiense”, apontou.


Perfil
Dioclécio Sousa da Silva nasceu em 1953, em Parnarama, Maranhão. Graduou-se em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí. Realizou mais de 30 cursos de aperfeiçoamento. Já publicou diversos artigos científicos. É autor dos livros “Controle de Constitucionalidade na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Perú e Uruguai” (Teresina-PI: Oficina Jurídica, 2022); “Temas de Direito Tributário e Financeiro” (Teresina-PI: Oficina Jurídica, 2022); e “A autonomia do Poder Judiciário” (Teresina-PI: Oficina Jurídica, 2023).

Ingressou na magistratura em 1957, tendo sido titular de algumas comarcas do interior do Estado; na Capital, desde 2003 exercia a função de Juiz Titular da 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública.

Foi também coordenador do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania e juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. Além disso, exerceu funções junto ao segundo grau de jurisdição, como juiz convocado.

Fonte: TJ-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: