QUALIDADE

Densidades de Colchões: Qual a Importância?

Quer comprar um colchão? Mas você não tem ideia do que é a densidade do colchão e sua importância?


Colchão

Colchão Foto: Divulgação

Primeiramente você deve saber que a densidade não representa o peso do colchão, mas uma unidade de medida de sua massa. É calculado em quilogramas por metro cúbico (kg/m3).

Este valor lhe dá informações sobre a durabilidade do colchão e também sua firmeza.

É, portanto, uma característica importante não apenas em questão da qualidade do produto, mas também qualidade de sono, pois a densidade certa fornece suporte adequado para seu corpo.

Descubra tudo o que precisa de saber para escolher a melhor densidade para o seu colchão, logo abaixo.

Do que se trata a densidade de um colchão?

A densidade indica quantos quilos de massa foram utilizados em um metro cúbico de espuma, por exemplo, 40 kg/m³. E permite avaliar a durabilidade e firmeza do produto.

Ela influencia a durabilidade do colchão, e principalmente o conforto e qualidade de sono.

Ou seja, a densidade colchão é o fator que determina se ele vai durar e resistir ao seu peso, ou se vai acabar se deformando e afundando com o tempo.

Sobre a densidade certa, você deve saber as classificações, que são representadas pela letra D, juntamente com uma numeração varia de 18 a 45. Por exemplo, a classificação D20 significa que que foi aplicado, 20 Kg de espuma em 1m³ do colchão.

Portanto, se trata da melhor distribuição de peso e pode variar de acordo com peso e altura de cada biotipo de pessoa. Nesse caso, quanto maior for a altura e peso da pessoa, mais densidade o colchão deverá ter.

E do mesmo modo, quanto menor e mais leve a pessoa for, menor densidade o colchão precisará.

A importância da densidade de colchão correta

A densidade colchão é muito importante porque pode afetar a durabilidade, conforto e qualidade do sono. Quanto maior a densidade de um colchão, melhor será o seu suporte ao longo do tempo.

Por outro lado, uma densidade menor mais maciez do colchão.

Aqui está o que você precisa saber:

Durabilidade

Como discutido anteriormente, espumas mais densas são mais duráveis do que materiais de baixa densidade.

A densidade está intimamente relacionada com a qualidade. Quanto maior a densidade, mais material utilizado por m3 de colchão (mais dinheiro investido na fabricação).

Quanto mais densidade, também, a resiliência do colchão será melhor, ou seja, sua capacidade de recuperar sua forma original após receber pressão, será maior. Portanto, quanto maior a densidade de um material, maior a sua qualidade.

Conforto

O colchão com uma densidade adequada ao seu biotipo além de fornecer suporte, também envolve os contornos do corpo com mais precisão, permitindo um melhor alívio dos pontos de pressão ao redor dos ombros e das costas.

Nesse sentido, escolher um colchão com a densidade certa para o seu biotipo pode significar mais conforto por te dar o suporte e alinhamento necessários, com uma firmeza ideal.

Qualidade de sono

A densidade de colchão confortável é especialmente boa para alívio da dor e da pressão. Se você sofre de dores nas costas, investir em um colchão que possua a densidade certa pode te ajudar a ter noites de sono mais aconchegantes e tranquilas.

Uma vez que eles são mais compactos do que colchões de baixa densidade, eles não afundam muito, permitindo o alinhamento adequado da cabeça, ombros e quadris para uma melhor saúde da coluna.

A firmeza ideal deles significa um ótimo suporte para as costas e pescoço.

Afinal, quem consegue dormir com um colchão inadequado que não oferece suporte e conforto adequados?

E falando em noites mal dormidas, você sabia que um dos motivos para a insônia pode ser o colchão inadequado?

Pois é, e caso você não saiba, aqui estão algumas das consequências:

Aumento da adrenalina e cortisol, conhecidos como hormônios do estresse

Aumento do risco de condições cardiovasculares, como hipertensão e ataques cardíacos;

Aumento da sonolência, o que pode dificultar a realização de tarefas, e te tornar mai propenso sofrer acidentes.

Escolha a densidade certa do colchão

A melhor densidade para o seu colchão depende do seu peso, altura e preferências de sono, já que há várias densidades em diferentes modelos. Por exemplo, há pessoas que são mais leves, porém são mais altas, e por outro lado há aquelas que são mais mais pesadas e baixas.

Dito isso, o maior erro é pensar que se a densidade colchão for mais alta e o colchão mais duro será melhor para sua coluna, e apesar dessa situação requer um colchão mais firme, não é bem assim que funciona, pois deve haver um equilíbrio.

Por isso, ao escolher seu colchão, você deve verificar a tabela de densidade de colchão, que pode ser encontrada no site SonoSeguro, especialista em análises de  produtos que auxiliam na qualidade do sono.

É muito simples, basta acessar o site, ir na tabela, seguir seu peso e altura, e pronto, lá estará indicando a densidade certa para seu biotipo.

Agora, se o colchão for para um casal, pode ser levado em consideração o maior peso e altura entre os dois, mas o melhor é sempre buscar por recomendações dos vendedores que entendem e conhecem melhor as características e finalidades dos produtos. 

Portanto, para escolher a densidade certa, seja para cama de solteiro, casal, ou criança, basta seguir a tabela de densidade de colchão do site SonoSeguro.

Conclusão

É certo que a densidade de uma espuma influencia o conforto do colchão. No entanto, não podemos esquecer outros elementos essenciais.

Acima de tudo, o seu novo colchão deve corresponder às suas necessidades. Deve se adequar ao seu peso e posição de dormir, bem como aliviar a dor nas costas se você sofre com isso.

E se você ainda não conhece as melhores marcas de colchões, travesseiros e lençóis, visite o site SonoSeguro.

 Lá você encontrará análises bem completas e detalhadas sobres vantagens,

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: