
A população do Piauí passa a contar oficialmente com uma nova ferramenta de segurança: o sistema Defesa Civil Alerta (DCA), que começou a operar nesta semana em todos os estados do Nordeste. A plataforma envia notificações diretamente para os celulares em casos de risco iminente, como enchentes, vendavais, deslizamentos e outras situações extremas.
Com a ativação do DCA, qualquer pessoa com acesso à internet móvel, moradores ou turistas, poderá receber alertas sonoros e visuais emitidos pela Defesa Civil. A mensagem surge em destaque na tela do celular, mesmo durante o uso de outros aplicativos, acompanhada por um som de alerta com duração de 10 segundos. O sinal será emitido mesmo se o aparelho estiver no modo silencioso.
De acordo com o coordenador do Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegrid), Michel Francisco, a nova tecnologia amplia o alcance das ações preventivas. “Esse sistema aproxima ainda mais a Defesa Civil da população. Ele chega como mais uma ferramenta para garantir a segurança dos piauienses”, afirma.
O sistema utiliza tecnologia de cell broadcast, que não exige cadastro prévio. Basta que o aparelho tenha sido fabricado a partir de 2020 e esteja conectado às redes 4G ou 5G no momento do envio do alerta.
O DCA trabalha com dois níveis de mensagens:
Alerta Extremo, que indica situação crítica e iminente. O aviso vem acompanhado de um som semelhante a uma sirene, mesmo se o telefone estiver em silêncio.
Alerta Severo, com menor urgência, permitindo tempo para medidas preventivas. Nesse caso, o som será mais discreto, semelhante a um bip de SMS, e só será ouvido se o celular estiver com som ativado.