Geral

FRAUDE

CRC-PI diz que dono de empresa de contabilidade alvo de operação da PF não tem registro

Ele foi preso na manhã desta segunda, alvo de uma operação que busca desarticular um esquema criminoso especializado na prática de fraudes previdenciárias

Da Redação

Segunda - 16/09/2024 às 15:23



Foto: Reprodução Elinaldo Soares Silva  já havia sido preso anteriormente
Elinaldo Soares Silva já havia sido preso anteriormente

O Conselho Regional de Contabilidade do Piauí (CRC-PI) emitiu uma nota de esclarecimento, afirmando que o empresário Elinaldo Soares Silva não possui registro no conselho, nem como pessoa física e nem como pessoa jurídica, e, por isso, não pode ser chamado de profissional da Contabilidade ou Empresário Contábil.

Ele foi preso na manhã desta segunda-feira (16), em Teresina, alvo de uma operação da Polícia Federal que busca desarticular um esquema criminoso especializado na prática de fraudes previdenciárias com saques de benefícios de titulares fictícios e pessoas já falecidas.

Elinaldo é investigado por sacar mensalmente benefício de pessoa fictícia e já havia sido preso em flagrante anteriormente, ao tentar sacar outro tipo de auxílio, acusado de uso de documento falso, falsificação de documento público e estelionato. Outras duas pessoas também foram presas.

Os crimes teriam causado um prejuízo aos cofres públicos superior a R$ 2,5 milhões. Até o momento, a investigação identificou 107 benefícios atrelados ao esquema, dos quais em 37 há comprovado recebimento pós óbito ou indícios/fraude referentes a pessoa fictícia.

"Com base na missão do CRC/PI, que é defender a sociedade através da fiscalização do exercício profissional, informamos que serão tomadas as medidas cabíveis frente ao apontado exercício ilegal da profissão", diz a nota do Conselho.


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: