PANDEMIA

Covid-19 em massa para hospital veterinário no Piauí; 35 funcionários já foram afastados

Por causa da falta de pessoal, o Hospital Veterinário de Teresina só está atendendo casos excepcionais


Hospital Veterinário da UFPI

Hospital Veterinário da UFPI Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje

O atendimento no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU) está prejudicado porque 35 funcionários estão infectados com o novo coronavírus. O diretor do hospital, João Macedo de Sousa, conversou com o Piauíhoje.com e disse que no momento as consultas e cirurgias estão suspensas e apenas os casos excepcionais estão sendo atendidos devido a falta de funcionários.

"Estamos atendendo somente casos de extrema emergência porque não tem pessoas para atender, pois muitos foram afastados porque tiveram contato com os outros que testaram positivo", disse João Macedo.

Atualmente, o HVU conta com oito professores que também realizam atendimento medico, sete médicos veterinários, 42 médicos residentes e oito médicos que fazem parte de um programa do hospital, além dos funcionários terceirizados.

Segundo João Macedo, o HVU está realizando a testagem de todos os funcionários, que teve início na semana passada. "Dos 100 primeiros testes realizados, 24 testaram positivo. Hoje estamos testando mais 40 e 11 já deram positivo", explica o diretor do hospital.

Diretor do HVU, Prof. Dr. João Macedo de Sousa/Foto: UFPI

O processo de testagem dos funcionários será concluído hoje. Ainda de acordo com João Macedo, no próximo sábado, dia  25 de julho, o atendimento de urgência e emergência irá retornar normalmente, com o atendimento de pré-triagem. Até lá, somente casos excepcionais serão atendidos.

Quando algum funcionário testa positivo para Covid-19, os demais funcionários que tiveram contato com o infectado também são colocados em isolamento domiciliar. O setor onde o funcionário trabalha passa por sanitização.

O diretor explicou que não tem o número exato de funcionários afastados porque está elaborando um relatório que vai conter todas essas informações e os cargos de todos os que foram infectados e afastados do cargo. O documento deve ficar pronto amanhã (21/07). 

Quem precisar de atendimento de emergência, é importante que ligue antes de levar o animal. O  número da recepção do HVU é o (86) 3215-5538 ou 3215-5537. O horário de atendimento da pré-triagem acontece de 8h às 18h, de segunda à domingo.

Capacidade de atendimento

Normalmente, o Hospital Veterinário da UFPI realiza em média 50 atendimentos diariamente, sendo 43 cães e sete gatos. Por ano, o HVU realiza mais de 36 mil procedimentos, uma média de 1.519 consultas por mês.

 Para a internação de pequenos animais são 139 leitos, enquanto para a Clínica de Grandes Animais há 25 baias O hospital atende animais de companhia (cães e gatos), de produção e silvestres, oferecendo serviços como consultas, cirurgias, internação, vacinação, necropsia, exames laboratoriais, radiográficos e ultrassonográficos. As instalações do HVU se localizam no Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí, campus Ministro Petrônio Portela, bairro Ininga, na zona Leste de Teresina. 

Próxima notícia

Dê sua opinião: