A III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes) será realizada em Salvador (BA), de 11 a 15 de dezembro, e o Piauí estará presente com 15 grupos do estado. Um dos destaques será a Cooperativa de Rapadura Boa Hora, de Boa Hora, município conhecido como a "Capital da Rapadura" no Piauí.
A cooperativa levará para a feira 65 kg de rapadura, divididos em quatro fardos com 50 unidades e 4 potes com 30 unidades menores. A produtora Lúcia Helena, que representará o grupo, está confiante nas vendas e acredita que a variedade de produtos como rapaduras de coco, coco com mamão, coco com castanhas, coco com amendoim e a rapadura tradicional atrairão novos clientes. “Queremos conquistar o mercado da Bahia e voltar com muitos pedidos”, disse Lúcia.
A rapadura é a principal produção de Boa Hora, com 150 engenhos em funcionamento. O município fabrica cerca de 1.500 unidades por dia. A cooperativa já tem clientes em estados como Maranhão e Ceará, e a Fenafes será uma boa oportunidade para expandir os negócios.
A Coopboahora vem crescendo no mercado e conta com o apoio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). A cooperativa firmou uma parceria com a Rede Atacadista Carvalho Super, que ajuda a levar seus produtos para o mercado piauiense. O superintendente da SAF, Evandro Cardoso, destacou que a secretaria trabalha para modernizar a cooperativa e ampliar a variedade de produtos.
A Fenafes é promovida pelo Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional da Bahia e da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento faz parte do Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, realizado pelo Consórcio Nordeste e pelas Secretarias Estaduais da Agricultura Familiar dos estados nordestinos.
Fonte: CCOM/PI