Uma visita técnica ao litoral do Piauí pode abrir as portas para novos investimentos italianos no estado. Durante a Missão Empresarial Itália-Brasil para o Setor de Pesca e Aquicultura, uma comitiva de investidores e pesquisadores da Itália conheceu de perto o potencial da cadeia produtiva local e sinalizou interesse em formar parcerias. O encontro foi promovido pela Porto Piauí e pela Italian Trade Agency.
O grupo visitou a Estação de Aquicultura da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), onde foi recebido pelo professor Josenildo de Souza e Silva. Ele apresentou as tecnologias de baixo custo desenvolvidas pela instituição para aprimorar a produção de pescado, com foco especial em auxiliar os pequenos produtores.
A agenda incluiu também uma visita a uma fazenda de camarão no município de Ilha Grande. No local, os italianos puderam observar as técnicas utilizadas para a criação do camarão-cinza em água doce, um setor que tem mostrado crescimento vigoroso no estado. Dados recentes mostram que a carcinicultura piauiense registrou um salto de 23% na produção entre 2023 e 2024, gerando uma receita de R$ 85 milhões.
A dimensão científica e tecnológica vista durante o passeio foi um dos pontos mais destacados pelo analista de comércio internacional da Italian Trade Agency, Antônio Monge. Ele afirmou que o trabalho desenvolvido no Piauí é tão interessante que pode ser incorporado em cursos de formação profissional na Itália. Monge foi além e explicitou o interesse em atrair capital italiano para o estado. “Vai ser um prazer muito grande fazer uma ponte entre os grupos portuários que tem italianos que tenham essa experiência e, sobretudo, o interesse em investir aqui”, disse.
Fonte: Governo do Estado