Geral

NOVOS INVESTIMENTOS

Comitiva italiana sinaliza interesse em investir na cadeia pesqueira do Piauí

Uma comitiva de investidores e pesquisadores da Itália conheceu de perto o potencial da cadeia produtiva local

Segunda - 03/11/2025 às 10:30



Foto: Investidores italianos demonstraram interesse em investir no Piauí
Investidores italianos demonstraram interesse em investir no Piauí

Uma visita técnica ao litoral do Piauí pode abrir as portas para novos investimentos italianos no estado. Durante a Missão Empresarial Itália-Brasil para o Setor de Pesca e Aquicultura, uma comitiva de investidores e pesquisadores da Itália conheceu de perto o potencial da cadeia produtiva local e sinalizou interesse em formar parcerias. O encontro foi promovido pela Porto Piauí e pela Italian Trade Agency.

O grupo visitou a Estação de Aquicultura da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), onde foi recebido pelo professor Josenildo de Souza e Silva. Ele apresentou as tecnologias de baixo custo desenvolvidas pela instituição para aprimorar a produção de pescado, com foco especial em auxiliar os pequenos produtores.

A agenda incluiu também uma visita a uma fazenda de camarão no município de Ilha Grande. No local, os italianos puderam observar as técnicas utilizadas para a criação do camarão-cinza em água doce, um setor que tem mostrado crescimento vigoroso no estado. Dados recentes mostram que a carcinicultura piauiense registrou um salto de 23% na produção entre 2023 e 2024, gerando uma receita de R$ 85 milhões.

A dimensão científica e tecnológica vista durante o passeio foi um dos pontos mais destacados pelo analista de comércio internacional da Italian Trade Agency, Antônio Monge.  Ele afirmou que o trabalho desenvolvido no Piauí é tão interessante que pode ser incorporado em cursos de formação profissional na Itália. Monge foi além e explicitou o interesse em atrair capital italiano para o estado. “Vai ser um prazer muito grande fazer uma ponte entre os grupos portuários que tem italianos que tenham essa experiência e, sobretudo, o interesse em investir aqui”, disse. 

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: