O jornalista Arimatéia Azevedo, dono do Portal AZ, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Prontomed, em Teresina, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) na tarde da última sexta-feira (20).
Segundo a esposa do jornalista, Joana Darc, ele sentiu dores de cabeça novamente nessa terça-feira (24), e fez outra tomografia que não mostrou nenhuma alteração em seu quadro clínico.
"A pressão baixou, mas segue alta. Há preocupação com um AVC hemorrágico", informou.
O acidente vascular cerebral hemorrágico é quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. Cerca de 15% dos casos de AVC são hemorrágicos, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico, que ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo
Quando o AVC ocorreu o jornalista estava em sua residência, onde cumpre prisão domiciliar desde 2020. Arimatéia Azevedo enfrenta várias condições crônicas de saúde, incluindo cardiopatia, diabetes e um aneurisma.
Devido a gravidade de seu estado de saúde, o Ministério Público e uma perícia médica determinaram que o sistema prisional não dispõe de condições adequadas para oferecer o tratamento necessário, razão pela qual ele permanece em prisão domiciliar.