Geral

CONDENAÇÃO

​Cinco detentos são condenados por assassinar homem dentro de penitenciária no Piauí

Juliano dos Santos de Melo foi morto com 18 golpes de barras de ferro, em novembro de 2015

Dhara Leandro

Sexta - 02/05/2025 às 09:50



Foto: Divulgação Penitenciária de Esperantina
Penitenciária de Esperantina

Cinco homens foram condenados pelo assassinato do detento Juliano dos Santos de Melo, que aconteceu em novembro de 2015, na Penitenciária Regional de Esperantina. O julgamento foi realizado no Tribunal do Júri de Esperantina na quarta-feira (29) e conduzido pelo juiz Rostonio Uchôa Lima Oliveira, titular da 1ª Vara da Comarca de Esperantina.

O Conselho de Sentença do Tribunal Popular do Júri, por maioria de votos, acolheu os argumentos do Ministério Público e reconheceu a materialidade e a autoria do crime por parte de todos os acusados, condenando os suspeitos por homicídio qualificado por motivo fútil, emprego de meio cruel e uso de recurso que tornou impossível a defesa da vítima.

Marcos João Damasceno Neto, Carlos Eduardo Machado e Antônio Marcos Alves da Silva foram condenados a 22 anos e seis meses de reclusão. Já Francisco das Chagas Alves de Sousa e Máximo José Costa dos Reis receberam a pena de 23 anos e três meses de reclusão. Todas as condenações deverão ser cumpridas em regime fechado.

Entenda

O caso aconteceu no dia 30 de novembro de 2015, no interior da Penitenciária Regional de Esperantina, quando os acusados invadiram a cela da vítima e aplicaram 18 golpes com barras de ferro pontiagudas, causando a morte dele. O crime teria sido motivado por uma rixa que teria acontecido entre a vítima e os suspeitos dias antes. 

Durante o banho de sol dos presos, um motim teve início na penitenciária, pois alguns detentos atearam fogo em colchões e nos pés da grade de uma das celas, com o intuito de impedir que os cativos desta cela apagassem as chamas ocasionadas.

Em seguida, um policial militar teria efetuado um disparo de advertência, ocasião em que dois agentes penitenciários teriam ido até o local e encontrado o corpo da vítima. Segundo os detentos, dias antes do ocorrido, a vítima teria praticado agressões contra um outro detento, ocasionando intriga.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: