Geral

Cinco deputados federais do Piauí morreram durante o mandato; veja quem são

O caso mais recente foi do deputado Assis Carvalho, que faleceu ontem vítima de infarto

Da Redação

Segunda - 06/07/2020 às 12:54



Foto: Montagem Deputados federais do Piauí que morreram em exercício
Deputados federais do Piauí que morreram em exercício

Cinco deputados federais morreram no Piauí nos últimos 20 anos durante o mandato. O site ElPiauí fez uma lista de todos eles. Confira abaixo:

Francisca Trindade (PT-2003)

Em 2003, a deputada federal Francisca Trindade (PT), morreu vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Francisca desmaiou em Teresina durante um discurso na Conferência Estadual de Apicultura e Pesca, da qual também participava o secretário nacional da Pesca, José Fritsch. 

Ela foi internada no Hospital Prontomed e depois transferida para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em uma UTI aérea disponibilizada pela Câmara dos Deputados. Trindade, que cumpria o seu primeiro mandato como deputada federal, à época foi a parlamentar mais votada da história do Piauí, com 165.190 votos.

Afonso Gil Castelo Branco (PDT-2004)

No ano seguinte, em 2004, o deputado federal Afonso Gil Castelo Branco morreu no dia 09 de agosto em sua casa com um tiro na cabeça. A namorada e um policial militar que fazia a segurança do deputado estavam na casa na hora do disparo. Aos 53 anos, o promotor Afonso Gil era candidato a prefeito da capital piauiense pelo PDT. A morte do deputado foi suicídio.

Mussa Demes (DEM-2008)
O deputado Mussa Demes (DEM-PI) morreu em 05 de novembro de 2008, em Fortaleza, vítima de câncer no pulmão. O enterro aconteceu no cemitério Campo da Paz em Fortaleza. Mussa Demes tinha 68 anos.

Mussa Demes foi eleito deputado por seis vezes (entre 1987 e 2007), atuando inclusive durante a Assembléia Constituinte. Nesta legislatura, o parlamentar era integrante da Comissão Especial da Reforma Tributária, da Comissão de Finanças e Tributação.

Alberto Silva (PMDB-2009)

O deputado federal Alberto Silva (PMDB-PI) em 28 de setembro de 2009, vítima de insuficiência respiratória, provocada pelo agravamento de uma pneumonia e complicações de um câncer de próstata. O deputado, que estava internado no Hospital Brasília, completaria 91 anos no dia 10 de novembro.

O parlamentar, que era engenheiro civil e mecânico, foi prefeito do município de Parnaíba por duas vezes; governador do Piauí, também por duas vezes; senador; e estava em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados.

Assis Carvalho (PT-2020)

O deputado federal Assis Carvalho (PT), morreu aos 59 anos na tarde desse domingo (05), em Oeiras, na região Sul do Piauí. Ele sofreu um infarto e chegou a dá entrada no hospital local, mas teve três paradas cardíacas e morreu no momento em que seria transferido para Teresina.

Fonte: EL Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: