
O Piauí deve enfrentar mais chuvas intensas nos próximos dias, segundo alerta da climatologista Sara Cardoso, coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Entre os dias 26 e 28 de abril, espera-se um volume de precipitação entre 50 e 100 milímetros nas microrregiões do Baixo Parnaíba e a faixa litorânea, além de municípios da microrregião de Campo Maior.
A previsão se baseia em dados recentes. Nos últimos cinco dias, o Baixo Parnaíba já registrou acumulados significativos: 128 milímetros em Barras, 93 milímetros em Cabeceiras e 77 milímetros em Ilha Grande. Para os próximos sete dias, a expectativa é de acumulados entre 50 e 100 milímetros na faixa Litorânea, tendência que já vem se confirmando.
"A cidade de União, por exemplo, já acumula 67 milímetros nos últimos cinco dias, São José do Divino 65 milímetros, e Teresina ultrapassa os 50 milímetros, concentrados principalmente na zona leste da capital, área propensa a alagamentos", detalha Sara Cardoso.
Segundo a climatologista, embora a probabilidade de chuvas muito fortes diminua entre os dias 24 e 26 em Teresina, a previsão indica um retorno da intensidade entre a partir da madrugada de 26 até o dia 28. "Mesmo com a redução da intensidade, os volumes de chuva permanecerão acima da média esperada para abril. Enquanto o Litoral e o Norte piauiense enfrentam chuvas, o Sudeste do estado deve registrar temperaturas acima de 38 graus nos últimos dias de abril", alerta Sara.
Outro ponto importante a ser destacado trata-se da amplitude térmica (diferença entre a temperatura máxima e mínima), que no auge do Outono se apresentará de maneira elevada, ou seja, temperaturas máximas que podem chegar aos 39ºC e mínimas que podem ficar abaixo dos 15ºC a partir do mês de maio, especialmente no sul do estado.
Ouça a climatologista:
WhatsApp Audio 2025-04-24 at 12.18.08.ogg
Fonte: Semarh