
O Campus Party Weekend Piauí, que está acontecendo no Centro de Convenções de Teresina durante três dias, reúne uma série de projetos científicos com capacidade para melhorar o cotidiano da população. Um deles é o desenvolvido pelas alunas Gabrielle de Almeida Moreira e Maria Cristina, do 1º ano do Ensino Médio da escola internacional Great, localizada na zona Leste da capital. A dupla conquistou o 1º lugar da região Nordeste na Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT).
As alunas criaram o protótipo chamado CanSat, que tem o objetivo de verificar a qualidade do ar. Ao Piauí Hoje.Com, as alunas explicaram que seu projeto envolve o envio de uma sonda para o espaço. Com a ajuda de outros equipamentos, a sonda coleta dados sobre as condições do ar na atmosfera da Terra, e esses resultados poderão auxiliar pesquisas e melhorar a vida de pessoas com doenças respiratórias. O projeto foi desenvolvido sob a orientação do professor Dr. Edwar Montenegro durante as aulas de robótica.
"A sonda ultrapassa as camadas da atmosfera e, durante este trajeto. coleta dados sobre a qualidade do ar. Esses dados são enviados para um sistema aqui na Terra onde podem ser analisados para entender um pouco sobre a qualidade do ar na região Nordeste, já que na nossa região tem muitos casos de doenças respiratórias", disse Gabrielle.
A OBSAT é uma olimpíada científica de abrangência nacional, criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).
A OBSAT tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em projetos de modelos de engenharia de satélites de pequeno porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições do Ensino Fundamental II, Ensino de Médio, Ensino Técnico profissionalizante e universitários.
Campus Party
A Campus Party Weekend Piauí – uma versão resumida do maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do mundo – teve início nessa quarta-feira (29) e se estende até a sexta-feira, dia 31 de maio, no Centro de Convenções de Teresina. O evento é realizado com apoio do Governo do Piauí, por meio da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí).
Palestras, workshops, competições de startup e diversas atividades voltadas ao universo da tecnologia e do empreendedorismo estão na programação do evento.