
A Secretaria das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), realizou ações durante o Carnaval no Piauí para combater a importunação sexual. O objetivo da campanha foi conscientizar a população sobre como curtir a festa de forma respeitosa e sem violência de gênero, principalmente em relação ao corpo da mulher.
As secretarias participaram de blocos de rua como Casa Barro, Pagode do Cilada, Zé Pereira de José de Freitas e em São Lourenço do Piauí, distribuindo leques, chaveiros e panfletos informativos. As atividades tinham o intuito de informar os foliões sobre os direitos das mulheres e formas de combater a importunação sexual.
A delegada Bruna Verena, da DPMGV, destacou que a ação tem como foco orientar as mulheres e incentivar a denúncia em casos de violência doméstica.
Campanha em São Lourenço do Piauí (Foto: Secretaria Municipal das Mulheres)
É fundamental lembrar que o Carnaval deve ser seguro para todas as mulheres, protegendo sua integridade física e emocional. Dados mostram que a violência contra as mulheres tende a aumentar durante o período, com casos de assédio, abuso e até feminicídio. Por isso, é essencial ter os contatos de prevenção à violência em local de fácil acesso.
A campanha abrange todo o Piauí, reforçando o compromisso no combate à importunação sexual e criando um ambiente mais seguro para as foliãs.
Entrega de materiais na Avenida Raul Lopes (Foto: assessoria da Sempi)
Canais de ajuda durante o Carnaval:
A Casa da Mulher Brasileira em Teresina estará aberta 24h durante o Carnaval, na Avenida Roraima, 2563.
Além disso, as mulheres podem usar o protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, disponível em todos os 224 municípios do estado, acionando o número 0800 000 1673 via WhatsApp.
Entrega de materiais na Avenida Raul Lopes em Teresinas (Foto: assessoria Sempi)
Fonte: CCOM Piauí