Geral

ENCHENTES

Bombeiros do Piauí resgatam animais no Rio Grande do Sul; veja vídeos

As equipes do Piauí estão prestando socorro e trabalhando na retirada de vítimas, além de auxiliar levando ração para os animais que estão ilhados

Da Redação

Segunda - 13/05/2024 às 12:27



Foto: Divulgação/SSP-PI Bombeiros do Piauí resgatam animais no Rio Grande do Sul
Bombeiros do Piauí resgatam animais no Rio Grande do Sul

O Piauí enviou uma equipe do Corpo de Bombeiros do Estado à cidade de São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, para integrarem a força-tarefa humanitária que está auxiliando no resgate a vítimas das enchentes. Nesse fim de semana, os profissionais piauienses ajudaram no resgate de dois animais que estavam ilhados.

Os dez bombeiros militares enviados para integrarem a força-tarefa humanitária no sul do país foram designados pelo gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), para atuarem, neste primeiro momento, no município de São Leopoldo.

Segundo o comandante da operação Rio Grande do Sul, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, Arlindo Júnior, as equipes estão prestando socorro e trabalhando na retirada de vítimas, além de auxiliar levando ração para os animais que estão ilhados nos telhados das casas e que não conseguiram nadar, atendendo às solicitações das ONGs que cuidam da causa animal. As equipes também atuam levando doações para os locais onde as pessoas afetadas pelas enchentes estão abrigadas.

Além do efetivo de dez bombeiros militares, dois veículos pick-ups de resgate e salvamento equipados com instrumentos como boias, coletes, cordas, barcos, pás, enxadas, e motores de popa, foram enviados. Uma pick-up de apoio, e dois barcos também foram direcionados para a operação.

O Rio Grande do Sul já registra 147 mortos pelas consequências das enchentes, 127 pessoas desaparecidas e 806 feridos. O número de pessoas que estão temporariamente morando em abrigos no Rio Grande do Sul chegou a 80 mil (80.826) e mais de meio milhão (538.241) de gaúchos estão desalojados, porque foram obrigados a abandonar a própria casa para ficar em segurança.

Mais de 76,4 mil pessoas foram resgatadas. Somam-se a esses salvamentos 10.814 animais domésticos e silvestres. Atuam nesses salvamentos 27.651 agentes públicos federais, do Rio Grande do Sul e de estados parceiros.

Confira os vídeos dos resgates de animais realizados pelos bombeiros do Piauí:

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<