
Dois meses após uma cirurgia abdominal, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a demonstrar possíveis sinais de fragilidade médica em eventos públicos. Entre a noite da última quinta-feira (19) e a manhã de sexta-feira (20), Bolsonaro interrompeu um discurso com crises de soluço, relatou estar vomitando com frequência e precisou encurtar compromissos em Goiás, deixando apoiadores e aliados apreensivos com sua condição de saúde.
Na noite de quinta, durante uma solenidade na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, onde receberia o título de cidadão honorário, Bolsonaro foi interrompido por uma crise de soluços e precisou se desculpar ao público. “Desculpa, estou muito mal. Vomito 10 vezes por dia”, afirmou. Visivelmente abatido, o ex-presidente não conseguiu concluir o discurso conforme o previsto.
A fala do ex-presidente marcou o ponto mais crítico de uma série de compromissos em Goiás. Na manhã seguinte, sexta-feira (20), Bolsonaro participou rapidamente de um evento no Frigorífico Goiás, em Goiânia, mas permaneceu no local por menos de 20 minutos. Chegou sem dar declarações à imprensa, acenou brevemente a apoiadores e deixou o local às pressas, novamente alegando mal-estar.
Segundo o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que acompanhava Bolsonaro durante a agenda, o ex-presidente foi alertado por médicos a evitar discursos públicos como forma de preservar sua saúde. “A orientação médica é que ele evite falar em público”, disse Gayer, em entrevista ao Metrópoles.
A nova crise ocorre após uma cirurgia realizada em abril de 2025 para desobstrução intestinal e reconstrução da parede abdominal, mais um desdobramento de complicações originadas do atentado a faca sofrido por Bolsonaro em setembro de 2018, durante a campanha presidencial, em Juiz de Fora (MG).
Desde o procedimento, aliados relatam que ele tem enfrentado episódios frequentes de indisposição e fraqueza, além de restrições alimentares severas.
Agenda
A agenda de Bolsonaro em Goiás teve início na quinta-feira com uma reunião com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), no Palácio das Esmeraldas, sede do Executivo estadual. Ao longo do dia, o ex-presidente participou da feira do agronegócio Agrovem, em Goiânia, visitou a residência do senador Wilder Morais (PL-GO) e participou de um culto na Igreja Assembleia de Deus Ministério Fama. No entanto, foi durante a cerimônia de homenagem em Aparecida de Goiânia que o quadro de saúde se agravou de forma mais evidente.
Aliados haviam planejado um almoço com Bolsonaro na cidade de Anápolis (GO) nesta sexta-feira, mas o compromisso foi cancelado. Após deixar o frigorífico, o ex-presidente seguiu direto para Brasília.
Fonte: Brasil 247