As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus. As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manifestam.
A XXI Assembléia está sendo assessorada por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e Vice-Pesidente da CNBB. Dom Belisário foi um dos responsável pela redação das atuais Diretrizes. Além dos de todos os bispos das Dioceses Piauí que formam o Regional Nordeste IV da CNBB, participam da assembléia, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros do Conselho Regional do Clero, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.
De acordo com o assessor dom José Belisário, há novas diretrizes, mas está em um texto simples e enxuto que está propondo uma Analise do momento em que a Igreja está vivendo e em segundo lugar propondo algumas urgência, em primeiro lugar a Igreja precisa está estado permanente de missão, por que a realidade do povo está em mudança continua e em resposta a as comunidades e igrejas precisa está, a segunda grande urgência é a igreja casa de iniciação cristã, observar que as pessoas hoje não nasce mais cristã, as famílias não dão conta de introduzir as pessoas dentro da vivência cristã, o que é necessário que as comunidades se encarreguem com a iniciação das pessoas e a terceira urgência, a Igreja como lugar de animação bíblica da vida e da Pastora.
A XXI Assembléia Pastoral Regional continua até amanhã. O encerramento se dará com A celebração Eucarística presidida por Dom Juarez, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Hoje a comunidade da Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, acolherá os participantes da Assembléia para a Eucaristia desse dia. De acordo com o padre Luis Eduardo Bastos a celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo.
Fonte: assessoria