Geral

Bispos se reúnem para estudar Diretrizes da Ação Evangelizadora

bispos reunião the evangelização

Sábado - 09/07/2011 às 09:07



Os bispos do Piauí estão reunidos no Seminário Interdiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Teresina, na XXI Assembléia Pastoral da CNBB – Regional Nordeste IV, para estudar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja Brasil, para o quadriênio 2011-1015. As Diretrizes em estudo, foram aprovadas pela última Assembléia Geral da CNBB, em Aparecida, em maio deste ano.

As Diretrizes atualizam as ações da Igreja em conformidade com as mudanças de época e transformações radicais na totalidade da existência, que, muitas vezes provocam perplexidade, ameaçam a vida e levam o ser humano a se afastar dos valores do Reino de Deus. As Diretrizes nos levam a perceber os sinais dos tempos e os desafios que neles se manifestam.

A XXI Assembléia está sendo assessorada por Dom José Belisário da Silva, Arcebispo de São Luís, no Maranhão, e Vice-Pesidente da CNBB. Dom Belisário foi um dos responsável pela redação das atuais Diretrizes. Além dos de todos os bispos das Dioceses Piauí que formam o Regional Nordeste IV da CNBB, participam da assembléia, os coordenadores diocesanos de pastoral, membros do Conselho Regional do Clero, coordenadores regionais de pastoral, organismos e movimentos.

De acordo com o assessor dom José Belisário, há novas diretrizes, mas está em um texto simples e enxuto que está propondo uma Analise do momento em que a Igreja está vivendo e em segundo lugar propondo algumas urgência, em primeiro lugar a Igreja precisa está estado permanente de missão, por que a realidade do povo está em mudança continua e em resposta a as comunidades e igrejas precisa está, a segunda grande urgência é a igreja casa de iniciação cristã, observar que as pessoas hoje não nasce mais cristã, as famílias não dão conta de introduzir as pessoas dentro da vivência cristã, o que é necessário que as comunidades se encarreguem com a iniciação das pessoas e a terceira urgência, a Igreja como lugar de animação bíblica da vida e da Pastora.

A XXI Assembléia Pastoral Regional continua até amanhã. O encerramento se dará com A celebração Eucarística presidida por Dom Juarez, na Capela do Seminário Sagrado Coração de Jesus. Hoje a comunidade da Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina, acolherá os participantes da Assembléia para a Eucaristia desse dia. De acordo com o padre Luis Eduardo Bastos a celebração na comunidade já é uma tradição das Assembléias do Regional e um modo de todo aqueles que participam desse acontecimento eclesial, sentirem um pouco das realidades e da vida do povo.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

The
<