CARNAVAL

Bebidas em latinhas podem trazer sérios prejuízos à saúde

Os especialistas alertam para o perigo do consumo de bebidas enlatadas


Bebidas alcoólicas e refrigerantes em latinhas podem conter micro-organismos

Bebidas alcoólicas e refrigerantes em latinhas podem conter micro-organismos Foto: Divulgação

O que muita gente não sabe é que as bebidas alcoólicas e refrigerantes em latinhas podem conter micro-organismos que causam prejuízos à saúde e apresentar no ser humano sintomas como diarreia, vômitos, febre, dores abdominais, conjuntivite, otite ou até mesmo infecção urinária. O consumo dessas bebidas aumenta no Carnaval e é por isso que vale o alerta da doutrora em  ciências de alimentos Rosana Siqueira, do Centro Universitário UniMetrocamp Wyden,

Analises laboratoriais feitas em 11 latinhas de bebidas como cerveja, suco ou refrigerantes compradas em diversos comércios na cidade de Campinas (SP), mostraram que havia milhares de micro-organismos nas bebidas. Em apenas um dos produtos foram localizados 45 mil bactérias e 9,7 mil fungos e, em outro, 12 mil bactérias e 2,6 mil fungos.


As bebidas estavam em geladeiras e prateleiras de supermercados, padarias, postos de combustíveis e bares. Do total, 29 latinhas apresentaram micro-organismos na tampa, onde ocorre o contato com a boca, segundo Rosana Siqueira. O material retirado das tampas com cotonetes foi colocado em estufa durante alguns dias. Dentre os micro-organismos encontrados, a pesquisadora dá destaque para os coliformes fecais, o que indica a presença de fezes nas latas.

O Prof. Augusto César, Mestre em Epidemiologia da Unifacid Wyden, destaca que as latinhas vão agregando esses micro-organismos em praticamente todos os processos de manuseio do produto, desde a fabricação ao transporte e armazenamento.  


Segundo ele, deve-se fazer uma lavagem nas latas antes do consumo. "Essas latas, nos depósitos, podem ter contato com baratas, insetos, e até urina e fezes de animais como o rato, o que pode causar doenças mais graves como a "Lepstopirose", afirma.


Já existem casos e relatos dessa doença por essa forma de contaminação. O copo também deve ser lavado e deve-se evitar compartilhar latinhas com os amigos.

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: