
João Barone, baterista da banda Paralamas do Sucesso, utilizou a rede social Threads para expressar críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores. Em sua publicação, compartilhada neste domingo (13), Barone comparou gestões presidenciais anteriores, destacando realizações marcantes de ex-mandatários como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.
Barone ressaltou que alguns presidentes entraram para a história por realizar grandes feitos, como a criação da CLT, a implementação de rodovias, o combate à hiperinflação e a retirada do país do mapa da fome. Em contraste, criticou veementemente aqueles que ainda apoiam Bolsonaro, referindo-se ao ex-presidente como “sociopata miliciano genocida golpista” e afirmando que “tem que ser muito débil mental pra isso”.
A publicação gerou ampla repercussão nas redes sociais, recebendo apoio de diversos internautas que também destacaram realizações de outros políticos, mesmo aqueles com históricos controversos. Um usuário mencionou iniciativas como o programa Leve Leite de Paulo Maluf, a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, a abertura do Brasil para importações por Fernando Collor, o programa Bom Prato de Geraldo Alckmin, o seguro-desemprego e os medicamentos genéricos de José Serra, e a disponibilização da vacina por João Doria.
João Barone é conhecido por suas posições políticas e já havia se manifestado anteriormente sobre o governo Bolsonaro. Em agosto de 2023, em artigo publicado no jornal Estadão, o músico afirmou que o Brasil esteve “sequestrado por um governo explicitamente neofascista” durante os quatro anos da gestão Bolsonaro, criticando a ausência do Estado em diversas instâncias da sociedade e o aumento da violência urbana e no campo.
Fonte: Brasil 247