A Azul Linhas Aéreas comunicou a suspensão de voos comerciais no Piauí, Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte a partir de 10 de março deste ano. No Piauí, os voos serão descontinuados nos aeroportos de Parnaíba e São Raimundo Nonato.
A companhia aérea alegou que os voos foram suspensos devido a alta do dólar e aumento dos custos operacionais. A Azul continuará operando voos regulares em Teresina, conectando os clientes diretamente a três destinos: Campinas, Belo Horizonte e Recife.
Em São Raimundo Nonato as operações comerciais foram iniciadas em 2022, com escala para de Recife. Os voos aconteces às terças, quintas e domingos por meio de aeronave ATR-72, que transportam até 70 passageiros. As ocupações dos voos não chegavam a atingir 70%, que é considerado um valor menor que a média da aviação comercial nacional.
Já em Parnaíba, os voos fazem parte da “Rota das Emoções” e eram operados pela Azul Conecta, empresa de voos regionais da Azul. Aeronaves Grand Caravan que transportam até nove passageiros.
A companhia Azul informou que vai manter os voos de Parnaíba para Belo Horizonte (Aerpororto de Confins), que são operados pelos jatos da Embraer.
Nota da Azul
São Paulo, 9 de janeiro de 2025 – A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações nas cidades de Parnaíba (PI) e São Raimundo Nonato (PI), a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
Importante ressaltar que os Clientes impactados receberão a assistência necessária, conforme prevê a resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspensão, segue operando no Estado do Piauí com voos regulares em Teresina, de onde os Clientes poderão se conectar com três destinos em voos diretos.