
Teresina (PI) - O aumento nos casos de Covid-19 em Teresina, na última semana de 2023, chamou a atenção das autoridades em saúde. De acordo com o Painel Situacional da COVID-19 da Fundação Municipal de Saúde, a média móvel, taxa de transmissão da doença na cidade, permanece acima da unidade (R0 > 1,0) – o que indica que a cidade ainda está em fase de aumento da transmissão.
No dia 2 de janeiro, 27 pacientes com teste positivo para COVID-19 encontram-se internados na rede hospitalar pública e privada de Teresina.
Na última semana de 2023 foi registrado um óbito por COVID-19 na capital, após vários meses sem ocorrência de mortes pelo agravo. Tratava-se de pessoa idosa e com comorbidades.
O diretor de Vigilância em Saúde da FMS e infectologista, Walfrido Salmito, afirma que “os dados epidemiológicos apresentados indicam estado de atenção, motivando reforço à vacinação com dose de reforço bivalente aos grupos mais vulneráveis, imunização de crianças conforme calendário vacinal atualizado pelo Ministério da Saúde recentemente e a utilização obrigatória de máscaras em serviços de saúde.
Também é recomendável o uso da máscara por indivíduos mais suscetíveis às formas graves da doença, quando estiverem em ambientes fechados, semiabertos ou com aglomeração de pessoas. Reforçamos a importância da higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, diz Salmito.