Geral

Aula passeio: Estudantes aprendem história do Piauí no Monumento do Jenipapo

Construído no município de Campo Maior, o Monumento exalta a bravura dos piauienses durante a Batalha do Jenipapo

Da redação

Terça - 27/09/2022 às 06:09



Foto: Divulgação Aula Passeio
Aula Passeio

A independência de um povo descrita nos livros de história para muitos estudantes pode ser lido como algo distante. Para aproximar o conteúdo abordado da vivência dos estudantes, os professores do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Hesichia de Sousa Brito, localizado na cidade de Piracuruca, organizaram uma aula de campo de história no Monumento do Jenipapo.
Construído no município de Campo Maior, o Monumento exalta a bravura dos piauienses durante a Batalha do Jenipapo, confronto entre brasileiros e portugueses no dia 13 de março de 1823, e que faz parte dos importantes confrontos para a independência do Brasil.
A atmosfera histórica favoreceu a aprendizagem das turmas de 3ª série do Ensino Médio de Tempo Integral além dos muros da escola como uma estratégia de ensino sobre o papel histórico dos piauienses no cenário nacional.
Curiosos para entender como os piauienses armados com pedras, paus e facões enfrentaram as armas de fogo portuguesas, os quarenta e oito estudantes acompanharam as explicações dos professores das disciplinas de história, Maria Rosa, Vando e Sebastião, durante a aula de campo.
Segundo o diretor do centro de tempo integral, Idelson Escorcio, a aula de campo foi idealizada para o estudante interpretar e discutir dados coletados durante a excursão com seu objeto de estudo.
"A aula de campo foi uma oportunidade para otimizar a aprendizagem, além de despertar a motivação em aprender. O objetivo da aula era mostrar aos alunos onde ocorreu a participação do Piauí nos movimentos de independência do Brasil. Os alunos ficaram maravilhados com essa aula in loco retratando a história do Brasil", explicou o gestor escolar.
O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Hesíchia de Sousa Brito é uma escola de tempo integral com 330 estudantes matriculados em dois turnos, manhã e tarde, na cidade de Piracuruca e  dois anexos, nas localidades Angical e Jacareí.

Veja também:

Qual a economia em fazer manutenção preventiva na rede esgoto?

Família pede ajuda para encontrar servidora pública do DF vista pela última vez no Piauí

Taxa de analfabetismo é três vezes maior entre pessoas com deficiência no Piauí



Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: