
O artesanato piauiense volta a ocupar lugar de destaque na cena nacional ao se fazer presente na 25ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), reconhecida como a maior feira de artesanato da América Latina. O evento está acontecendo desde o dia 09 e vai até 20 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, reunindo milhares de artesãos de todo o país.
A artesã Ana Paula, diz que participar da Fenearte é essencial para ampliar a visibilidade do trabalho dos artesãos piauienses. “Como é a maior feira da América Latina, vem gente de todo lugar, não só do Brasil, mas também do exterior. Então é uma visibilidade muito boa para o artesanato piauiense”, declara a piauiense.
Forte presença e seleção criteriosa
Promovida pela Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), do Governo do Estado por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a participação piauiense é fruto de um edital aberto de 9 de maio a 6 de junho deste ano, que buscou artesãos, mestres artesãos e entidades culturais. A seleção priorizou tradição, criatividade, sustentabilidade e representatividade cultural.
Mestres artesãos e entidades culturais do Piauí
Potencial econômico comprovado
Além da Fenearte, o artesanato do Piauí já mostrou resultados expressivos em outras feiras nacionais. No 19º Salão do Artesanato de São Paulo (realizado entre 21 e 25 de maio), os artesãos piauienses conquistaram R$ 87.518,25 em vendas, com destaque para bordados, biojoias, joias em opala, cestaria e arte santeira, esta última patrimônio imaterial reconhecido nacionalmente. Nas feiras ao longo de 2024, o Estado acumulou mais de R$ 700 mil em faturamento, um crescimento de cerca de 44% em relação ao ano anterior.
Perspectivas da Fenearte
Com programação extensa, incluindo oficinas, desfiles de moda artesanal e exposições culturais, a Fenearte representa uma oportunidade de visibilidade nacional e internacional. Para os artesãos selecionados, será um palco estratégico para vender, atualizar-se e estabelecer conexões institucionais que possam garantir novos mercados.
De acordo com o coordenador do estande do Piauí, Tiago Mendes, a participação no evento reafirma o potencial do artesanato do estado no cenário nacional. “A Fenearte é uma feira esperada por artesãos de norte a sul do Piauí. Participamos de todas as 25 edições desse grandioso evento. Por ser a maior feira da América Latina, traz milhares de visitantes, o que garante uma visibilidade muito grande. O estande do Piauí é sempre um dos mais frequentados, devido à beleza das peças e também à hospitalidade com os visitantes”, diz.
A presença marcante do artesanato piauiense na 25ª Fenearte confirma o sucesso das políticas públicas de apoio à cultura e o impacto real da economia criativa no estado. À medida que valorizam saberes tradicionais, fortalecem identidades regionais e geram renda, os artesãos transformam suas histórias em símbolos de desenvolvimento.
Fonte: Ascom Sudarpi