Geral

FRAUDES

Aposentados denunciam fraudes e lideram queixas por empréstimos não autorizados no INSS

Mais de 91 mil reclamações foram feitas desde 2019 por descontos indevidos no crédito consignado

Da Redação com informações do Brasil 247

Sexta - 23/05/2025 às 11:53



Foto: josé Cruz/Agência Brasil Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Descontos indevidos por empréstimos consignados não contratados são o principal motivo de reclamação de beneficiários do INSS. De 2019 até abril deste ano, a plataforma Consumidor.gov, do Ministério da Justiça, recebeu 91.738 queixas de aposentados e pensionistas que afirmam não reconhecer os contratos registrados em seus nomes. O número representa 65% do total de reclamações sobre crédito consignado no período. As informações são do g1.

Além disso, outras 9.694 reclamações (7% do total) apontam cobranças de taxas não informadas previamente, muitas relacionadas ao cartão de crédito consignado, modalidade em que o desconto pode incluir encargos além do valor contratado.

O caso do aposentado Raimundo Nonato Morais ilustra a gravidade da situação. Ele teve 92 empréstimos registrados em seus dois benefícios e afirma reconhecer apenas dois. “Eu não fiz esses empréstimos. Fiz dois. O dinheiro começou a diminuir e descobri que estavam tirando sem eu saber”, disse.

Em 2021, foi registrado o pico de reclamações: mais de 36 mil. Desde então, os números vêm caindo, foram 4,8 mil em 2024 e 4,4 mil apenas até abril deste ano.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou, em nota, que as queixas representam uma pequena fração do total de operações e que o setor mantém altos índices de resolutividade na plataforma. A federação informou ainda que já aplicou 1.461 sanções a correspondentes bancários por irregularidades, entre advertências e suspensões.

Fonte: Brasil 247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<