Geral

Ambev e Frente de Prefeitos implementam projeto de segurança viária em Teresina

A ideia é oferecer ferramentas que ajudem a diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito na região

Redação

Segunda - 15/07/2019 às 12:56



Foto: Doutor Multas Acidente de Trânsito
Acidente de Trânsito

 A Cervejaria Ambev e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançam, esse mês, um programa de segurança viária que busca diminuir o número de mortes em acidentes de trânsito nos municípios brasileiros. Teresina (PI) e Recife (PE) são os primeiros contemplados, pelo grande índice de acidentes e o compromisso da liderança local com iniciativas de gestão. Na capital do Piauí, por exemplo, foram registradas 148 mortes decorrentes desses acidentes em 2018, de acordo com dados de um projeto coordenado pelo Ministério da Saúde.

A iniciativa é inspirada em projetos de segurança viária já implementados pela Cervejaria Ambev em parceria com os governos locais em São Paulo (Movimento Paulista de Segurança no Trânsito) e Distrito Federal (Brasília Vida Segura), que já conquistaram bons resultados. Agora, a ideia é compartilhar os conhecimentos acumulados nesses estados com outros municípios do país.

A iniciativa se dará em duas etapas: implementação e acompanhamento, que vão acontecer durante quatro meses. "Vamos oferecer ferramentas que ajudem a melhorar a segurança no trânsito nas regiões, como padrões, protocolos e ações de referência para melhorar a gestão dessa frente", explica Anna Paula Alves, responsável pela área de consumo inteligente e pelo Brasília Vida Segura na Cervejaria Ambev. Além disso, especialistas da Consultoria Falconi serão responsáveis pelo acompanhamento e gerenciamento do projeto.

O programa está em linha com a Lei do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e a "Década de Ação pela Segurança Viária", estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2010 a 2020.

Em 2015, a ONU aprovou a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – um plano de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade -, com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e um total de 169 metas a serem alcançadas. O objetivo número 3, que visa "assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades", incorporou a meta de "reduzir pela metade as mortes e ferimentos globais por acidentes em estradas até 2020". Nesse contexto, a "Década de Ação pela Segurança Viária" oferece uma estrutura para políticas, práticas e apoio para ajudar no alcance desse objetivo.

Municípios interessados podem se inscrever no edital disponível no portal da FNP, para participar de um workshop sobre o tema e receber um toolkit - material que reúne as principais informações do programa, com ferramentas, orientações, entre outros. O edital estará disponível em: https://www.fnp.org.br/

A ideia é que por meio dessa parceria a conquista do Distrito Federal seja expandida para outros municípios: isso porque com o programa Brasília Vida Segura, uma parceria entre a Cervejaria Ambev e o Governo do Distrito Federal, lançada em 2016, a unidade federativa foi a primeira do país a atingir a meta da década de segurança viária da ONU, que propõe uma redução de 50% nas mortes projetadas em acidentes de trânsito em 12 meses até 2020.

Em 2010, uma projeção feita em decorrência da meta da ONU indicou que até o ano de 2020, com o aumento da população e do número de carros, os acidentes de trânsito no DF causariam 500 mortes em um ano. O objetivo definido foi reduzir esse número pela metade até lá. Com o Brasília Vida Segura, entre maio de 2018 e abril de 2019, 255 vidas foram salvas, superando essa meta pela primeira vez.

"O consumo de bebidas alcoólicas associado à direção é um fator de risco relevante para acidentes, por isso a segurança no trânsito está entre nossas principais bandeiras. Nós nos engajamos nessa causa há mais de 10 anos, promovendo campanhas de conscientização e doando bafômetros ao poder público, por exemplo. Agora, estamos indo além, agindo na raiz do problema", conta Anna. Segundo a executiva, a ideia é expandir a iniciativa, beneficiando um número maior de regiões do país.

 

Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto.

 

Fonte: Helena Bonamico

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: