Geral

Alô Mulher Teresina apresenta aumento nos atendimentos de assistência social em dois meses

Foram contabilizados 282 atendimentos na área de enfrentamento a violência

Redação

Quarta - 23/09/2020 às 16:14



Foto: Divulgação/Prefeitura de Teresina Alô Mulher Teresina
Alô Mulher Teresina

Com dois meses de funcionamento na capital, a plataforma Alô Mulher Teresina, que disponibiliza atendimentos na área de enfrentamento a violência, saúde mental, assistência social e protagonismo feminismo contabilizou 282 atendimentos. Neste segundo mês, o serviço apresentou um aumento significativo nas solicitações por acompanhamentos na assistência social, comparado ao mês anterior, passando de 6 % para 15,6% das ligações recebidas.

Ao entrar em contato com a central telefônica e solicitar o atendimento na área da assistência social, as mulheres poderão tirar dúvidas sobre programas sociais que estejam inseridas, como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Cadastro Único, entre outros. Elas também serão informadas sobre programas sociais do município que estão à disposição, como Amor de Tia, Mãe Teresinense e Criança Feliz.

Caso não solucione de imediato as solicitações, os atendentes direcionam a mulher para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), mais próximo da sua região, para oferecer todo o suporte necessário.

Mesmo com esse aumento de solicitações por atendimentos na área da assistência social, o ramal mais solicitado ainda continua sendo o de enfrentamento à violência, que no mês anterior foi de 51% e, atualmente, apresenta o percentual de 45,5%, seguido do serviço de saúde mental com 21,2%, e empreendedorismo feminino, com 18,09% das ligações recebidas. 

Para a secretária de Política para as Mulheres, Macilane Gomes, é perceptível o avanço gradual do serviço, não só do número de mulheres que estão acessando, mas do entendimento que a partir da central telefônica elas podem ter acesso a diferentes serviços.

“O Alô Mulher Teresina é uma ferramenta tecnológica que surge nesse contexto de pandemia e vem dando esse suporte às mulheres através do serviço. As mulheres entram em contato e conhecem os diferentes serviços que estão conectados, elas tiram dúvidas, acessam serviços, capacitações, são diferentes tipos de atendimentos. Estamos muito felizes com os resultados obtidos até agora e esperamos que a plataforma avance ainda mais”, destaca a secretária.

O serviço Alô Mulher Teresina foi criado pela Prefeitura de Teresina e é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SMPM).  Para se conectar com a central de atendimento, as mulheres devem ligar para o número 0800 033 0302. O atendimento é realizado das 8h às 20h, todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: