Geral

HOMENAGEM

Alepi concede título de cidadania piauiense à secretária Rejane Tavares

Gestora recebe reconhecimento por mais de 20 anos de atuação no estado

Da Redação

Segunda - 24/11/2025 às 09:29



Foto: Geirlys Silva Secretária estadual da Agricultura Familiar, Rejane Tavares
Secretária estadual da Agricultura Familiar, Rejane Tavares

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realiza nesta segunda-feira (24), às 10h, a solenidade de entrega do título de cidadania piauiense à secretária de Estado da Agricultura Familiar, Rejane Tavares. A honraria, proposta pela deputada Elisângela Moura, reconhece a contribuição da gestora ao desenvolvimento do estado ao longo de mais de 20 anos de atuação. 

A cerimônia acontecerá no plenário da Alepi, a partir das 10h, e será aberta ao público. A expectativa é reunir autoridades, representantes de movimentos sociais, agricultores familiares e servidores que acompanharam a trajetória da homenageada no Piauí.

Natural do Recife (PE), Rejane Tavares é jornalista, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Administração e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e especialização em Planejamento Estratégico e Participativo pelo PNUD e GIZ. Atuou em organizações internacionais como PNUD, IICA, OEA e GIZ, além de ter gerenciado o Programa de Parcerias com o Setor Empresarial da cooperação Brasil-Alemanha. 

Rejane chegou ao Piauí em 2003 e, desde então, desempenhou funções estratégicas na gestão pública. Em 2005, coordenou a elaboração do Planap (Plano de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba) e participou do desenvolvimento da Lei de Planejamento Participativo. Também coordenou estudos sobre o perfil das quebradeiras de coco babaçu no Território dos Cocais e outros diagnósticos que subsidiaram políticas públicas no estado. 

Na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Rejane atuou como superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial, liderando a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e a reformulação das metodologias de planejamento, monitoramento e avaliação governamental. Em 2020, assumiu a titularidade da pasta, onde permaneceu até dezembro de 2022. 

Desde janeiro de 2023, ela comanda a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), ampliando programas e políticas voltadas ao fortalecimento da produção rural, dentre os quais se destaca programas com o Juventude Rural Transformadora, voltado para a formação de jovens para a permanência no campo, e o Programa de Fortalecimento de Cooperativa da Agricultura Familiar (Redecoopi) . Em abril de 2023, foi eleita vice-coordenadora da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste, reforçando sua atuação em âmbito regional.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: