Lucas Silva Santos, administrador da página @corrupcaopiauiense, no Instagram, foi indiciado pela Polícia Civil do Piauí por difamação depois de divulgar uma notícia falsa afirmando que o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias (PT), teria sido preso e renunciado ao cargo. A fake news foi publicada no dia 1º de abril deste ano e Wellington Dias registrou o Boletim de Ocorrência no dia 4 de abril, relatando que o perfil publicava acusações infundadas que lhe atribuíam supostos crimes e envolvimento em atos de corrupção.
A conclusão do inquérito ocorreu no dia 18 de novembro, após investigação do Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). O ministro afirmou que o material divulgado tinha a intenção de atacar sua honra e criar desgaste político.
Durante a investigação, o DRCC ouviu o ministro, testemunhas e o suspeito. A Polícia Civil também solicitou dados ao Instagram/Meta para identificar o titular da conta, além de rastrear os endereços de IP utilizados e realizar análises técnicas em dispositivos e registros digitais, o que permitiu confirmar a autoria do conteúdo.
Com o indiciamento formalizado, o caso foi remetido ao Poder Judiciário, que será responsável por decidir sobre uma possível responsabilização criminal do investigado.
O que disse o investigado
Em depoimento, Lucas Silva Santos confirmou ser o administrador da página Corrupção Piauiense e admitiu ter sido o responsável pela publicação da charge que motivou a denúncia. Ele afirmou que o perfil possui caráter humorístico e defendeu que o conteúdo era apenas uma “piada de 1º de abril”, reforçando que a legenda deixava claro se tratar de um meme sem intenção de causar prejuízo.
Lucas declarou acreditar que Wellington Dias não sofreu dano e disse que publicações semelhantes já haviam sido feitas em anos anteriores, sem maior repercussão. Ele também negou ter recebido qualquer pagamento para produzir o conteúdo ou impulsionar as postagens e afirmou que a página, na verdade, “tem gerado mais problemas do que vantagens”.
Mais conteúdo sobre:
#denuncia #wellington dias #fake news #lucas silva santos #corrupção piauiense #indiciado #polícia civil