A advogada e mindfulness piauiense Gabriela Martins Santos de Moura, de 31 anos, teve morte encefálica confirmada nesta terça-feira (24) no Hospital Sírio‑Libanês,em São Paulo, após oito dias de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Gabiela havia apresentado complicações de saúde após um procedimento cirúrgico realizado na terça-feira de Carnaval, e seu quadro evoluiu para morte cerebral, segundo a equipe médica que a acompanhava.
Em um comunicado compartilhado nas redes sociais pelos familiares, eles informaram que, mesmo diante da dor da perda, optaram por autorizar a doação de órgãos, um gesto que consideram um ato de amor e solidariedade que poderá oferecer novas chances de vida a outras pessoas.
É com imensa tristeza que comunicamos a partida da nossa Gabriela, que teve a morte encefálica confirmada hoje (24/02/2026) pela equipe médica. Neste momento de dor, conforta-nos saber que seu amor e sua generosidade permanecerão vivos através da decisão de seguir com a doação de órgãos, gesto de imensa grandeza que levará esperança e vida a outras pessoas, assim como ela era, diz o comunicado.
Gabriela era natural do Piauí, mas residia em São Paulo, onde vivia com o esposo, o ortopedista Samuel Moura. Formada em Direito, ela atuava não apenas como advogada, mas também como terapeuta e instrutora de mindfulness, compartilhando em suas redes sociais conteúdos voltados à qualidade de vida, equilíbrio físico e bem-estar mental. Sua atuação como influenciadora nessa área conquistou seguidores e reforçou seu compromisso com a promoção da saúde integral.
A família ainda não divulgou informações sobre as cerimônias de velório e sepultamento, já que o processo de captação dos órgãos está em andamento, conforme os protocolos médicos para doadores.
A decisão de doar órgãos, além de prestar um último ato de generosidade, reflete a importância dessa prática para salvar vidas e reduzir as filas de transplantes no país, pois um único doador pode beneficiar diversas pessoas que aguardam por transplante.
A notícia da morte de Gabriela Moura causou comoção entre amigos, familiares e seguidores.
Mais conteúdo sobre:
#advogada #terapeuta #Gabriela Martins Santos de Moura #morre #morte encefálica #doação de órgãos #piauiense