Geral

Ações sociais das PPPs beneficiam milhares de mulheres no Piauí

Projetos como a Academia Cisco Piauí Conectado estão transformando a vida de jovens mulheres com oportunidades de emprego e capacitação

Da redação

Segunda - 07/03/2022 às 16:05



Foto: Divulgação Mulheres
Mulheres

Todo dia é Dia da Mulher para os projetos de PPP do Piauí. Isto porque faz parte da política pública da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) que os projetos desenvolvam ações de sustentabilidade social para impactar diretamente à população. Pensando na inserção no mercado de trabalho, a Piauí Conectado, em parceria com a Cisco Academy, contribui para a contratação de milhares de mulheres no setor de tecnologia por meio da oferta de cursos gratuitos de educação digital que geram emprego e renda. Isso sem falar sobre as oportunidades geradas dentro da própria PPP, pois muitos egressos dos cursos são contratados pela própria concessionária.

Está aberta a matrícula institucional dos aprovados pelo Sisu 2022.1 na UFPI

Atleta piauiense que fugiu da guerra na Ucrânia e embarca para o Brasil

Prouni: cerca de 30% dos pré-selecionados usaram nota do Enem 2020

A jovem Cristiane Ribeiro já saiu do ensino médio, no Centro Estadual de Educação Profissional Paulo Ferraz, contratada como estagiária da Piauí Conectado por ter se formado no curso da Cisco. “Como desejo seguir na área, pois quero cursar Ciências da Computação, este material foi excelente. Abriu novas perspectivas e pude desmistificar muita coisa. O curso realmente agrega muito e estou contente em ter terminado. Foi trabalhoso, mas no final, valeu a pena”, diz.

Já Valkiria Costa trabalha na área de cibersegurança em Brasília, mas fez o curso oferecido pela Piauí Conectado para aprofundar conhecimentos especializados. “Participar do curso foi, para mim, uma oportunidade de aprender, atualizar e reciclar técnicas. Na minha experiência de trabalho não encontrei dificuldades, acredito que a cibersegurança é apenas mais uma área que a mulher está conquistando. Seja na programação, segurança, redes, cabista. Não existe obstáculo quando se tem o conhecimento e trabalha no que gosta, me sinto realizada na área de Tecnologia da Informação”, diz.

Outro grande exemplo de projetos de PPP que oferecem mais dignidade e novas perspectivas é a Nova Ceasa, responsável por alimentar cerca de 6.985 mulheres em situação de vulnerabilidade. O Banco de Alimentos foi criado em 2018, com o objetivo de distribuir alimentos doados pelos permissionários da Nova Ceasa para entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade, que em sua maioria são mulheres e crianças.

Além disso, a central de abastecimento inaugurou, no ano passado, um espaço para atendimento médico a feirantes, oferecendo reforço para procedimentos de Atenção Básica e monitorando sintomas da Covid-19. A estrutura física conta com ambulatório, enfermaria, consultório e recepção, e os profissionais realizam atendimentos médicos e procedimentos de enfermagem como aferição de pressão arterial, saturação, glicemia e pequenos curativos.

O Banco de Saúde atende cerca de dez pessoas por dia, dois dias por semana, diante agendamento prévio. Grande parte do atendimento é para mulheres feirantes. Recentemente o espaço foi reformado e agora está mais amplo e confortável para quem procura atendimento médico, psicológico e nutricional gratuito na Ceasa. A dona Maria Eronildes da Silva é uma das beneficiárias e mostra grande satisfação pela atuação do Banco de Saúde. “Tem uns três anos que eu não fazia uma consulta, pois não tenho tempo, por conta do trabalho. Ter esse serviço disponível aqui é uma grande oportunidade, nós permissionários precisamos disso”, conta a feirante.

Ainda tem o exemplo do Grupo Mães Gaivotas que Voam Longe, que atende cerca de 200 famílias carentes do povoado Árvores Verdes, em sua maioria chefiadas por mães solteiras. A entidade também já ganhou apoio dos projetos de PPP. “O Banco de Alimentos contribui constantemente para complementar os nossos lanches e as mesas de muitas famílias. Outra PPP que também transformou a vida das mães do Gaivotas foi a Piauí Conectado. Com o ponto de internet gratuita instalado na sede da entidade pela PPP, 60 mulheres do grupo puderam se capacitar para empreender e estão trabalhando e gerando renda para suas famílias”, conta Luciene, coordenadora do Grupo.

Fonte: Ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: