Geral

Abertas inscrições para Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

A Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil.

Da Redação

Quinta - 02/02/2023 às 13:33



Foto: Divulgação 18ª Obmep
18ª Obmep

Estão abertas as inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) para os estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas.

As inscrições seguem até o dia 17 de março e são feitas exclusivamente pelas escolas, que devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/Inep e criar uma senha. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Obmep.

“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com todos os coordenadores da Obmep, vem gradativamente fazendo um trabalho de mobilização para que todas as escolas da rede estadual de ensino possam se inscrever. No decorrer de todo o ano, a secretaria potencializa o incentivo para a realização da olimpíada e também para que os professores façam um trabalho na sala de aula específico para que esses estudantes possam estar preparados para a prova”, declara a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.

A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira etapa será realizada em 30 de maio, com 20 questões objetivas. Já a segunda fase será realizada no dia 7 de outubro para os participantes classificados na primeira etapa, contando com seis questões discursivas.

As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.

Proporcionando um aumento no número de medalhas, a competição distribuirá, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze, oferecidas em todo o país, outras 20,5 mil medalhas em caráter regional, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: