
O jovem atleta piauiense João Gabriel Prado de Alencar, de 11 anos, garantiu sua vaga na Seleção Brasileira de Karatê ao conquistar o título na Seletiva Nacional realizada em Aracaju, Sergipe, entre os dias 30 de abril e 5 de maio. Com essa vitória, João Gabriel representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Karatê, que acontecerá de 30 de junho a 6 de julho em Recife, Pernambuco, reunindo atletas das categorias sub-12, sub-14, cadete, júnior, sub-21, sênior e parakaratê.
João Gabriel iniciou sua trajetória no karatê aos 1 ano e 4 meses de idade e é treinado por seu pai, João Soares, que também é presidente da Federação de Karatê do Piauí. Ele integra o projeto Karatê Cidadão, uma iniciativa da federação em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi) e do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte (Siespi).
Para João Soares, a classificação do atleta representa o resultado de um trabalho sério e de muito esforço. “João Gabriel treina há anos com disciplina e amor ao esporte. Sua vaga na seleção é uma conquista dele, da nossa federação e de todo o Piauí. Agradecemos à Secepi e ao Governo do Estado pelo apoio fundamental para estarmos aqui competindo em alto nível”, declarou o treinador.
A participação de João Gabriel e de outros atletas piauienses na Seletiva Nacional contou com o apoio da Secepi, por meio do Programa Piauí no Pódio, que viabilizou a compra das passagens aéreas da delegação. Além de João Gabriel, também participaram da competição os atletas Ana Laura Lopes, Amanda Raquell, Luís Gustavo Nogueira, Eros Vilarinho, Hannah Layse Honório, Matheus Dan Freire e João Dan Freire, todos acompanhados do técnico João Soares.
A secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, destacou a importância do apoio institucional ao esporte no estado: "João Gabriel é mais um nome que se junta ao grupo de jovens talentos do nosso estado que vêm se destacando nacional e internacionalmente. Isso é fruto de uma política pública de incentivo ao esporte que está dando certo."
A expectativa agora é para o desempenho do jovem karateca no Campeonato Sul-Americano, onde ele terá a missão de representar o Brasil e o Piauí.
Fonte: CCOM/PI