O Governo Federal deu início a mais um ciclo do Bolsa Atleta, programa que há 20 anos incentiva esportistas de alto rendimento no Brasil. O edital de 2025 foi publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31), e as inscrições começam nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, encerrando-se no dia 24 do mesmo mês. A lista de contemplados será divulgada entre 22 e 24 de abril.
Com categorias que vão desde a base até o nível olímpico e paralímpico, o Bolsa Atleta oferece suporte financeiro para que esportistas possam se dedicar exclusivamente ao treinamento e às competições. Segundo o edital, a seleção dos beneficiados será baseada nos resultados obtidos ao longo de 2024.
"O novo ciclo do Bolsa Atleta reafirma o compromisso do Governo Federal e do presidente Lula com o fomento ao talento e à dedicação de nossos esportistas", afirmou o ministro do Esporte, André Fufuca. "Com esse apoio, garantimos que nossos atletas tenham as condições necessárias para representar o Brasil da melhor forma possível, seja em torneios nacionais ou nos grandes palcos internacionais, como os Jogos Pan-Americanos e Olímpicos."
O programa contempla cinco categorias de atletas: Base, Estudantil, Nacional, Internacional e Olímpica/Paralímpica/Surdolímpica. O benefício também é estendido a gestantes, puérperas, atletas surdos, guias e auxiliares do esporte paralímpico.
As modalidades reconhecidas pelo Bolsa Atleta incluem esportes olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos, seguindo os regulamentos do Comitê Olímpico Internacional (COI), Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e Comitê Internacional de Desportos de Surdos (ICSD).
No Brasil, a gestão dessas modalidades é feita por entidades vinculadas ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).
Para a secretária Nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, o programa desempenha um papel fundamental na evolução dos atletas. "O Bolsa Atleta reforça o compromisso do Ministério do Esporte com o desenvolvimento do esporte de alto rendimento no Brasil. Nossa expectativa é ampliar o atendimento, assegurando que mais esportistas possam se dedicar às suas modalidades com mais estrutura e estabilidade", destacou.
Bolsa Atleta no Piauí
Além do programa nacional, o Governo do Piauí publicou na quinta-feira (30) um decreto estabelecendo os critérios para concessão do Bolsa Atleta estadual. A iniciativa visa incentivar os atletas do estado, atribuindo pontuações de acordo com a importância das competições disputadas.
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos lideram a escala de pontuação, enquanto competições nacionais e estaduais, como o Campeonato Piauiense e os Jogos Escolares Piauienses, também são consideradas. Atletas veteranos ou masters terão 50% da pontuação das competições de suas categorias, garantindo inclusão esportiva em diferentes faixas etárias.
A Fundação de Esportes do Piauí (FUNDESPI) será responsável por aplicar os critérios e selecionar os beneficiados, fortalecendo o apoio ao esporte no estado.
Confira o edital completo abaixo:
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960
Fonte: Governo Federal