Esportes

Hoje, Gabriel Barbosa Almeida, o Gabigol, completa 25 anos

. Confira com detalhes a carreira do atual camisa 9 do Flamengo:

Da redação

Segunda - 30/08/2021 às 22:59



Foto: Canva.com Flamengo
Flamengo

Criado nas categorias de base do Santos, fez sua estreia no profissional do clube paulista aos 16 anos, numa partida contra o seu atual clube, o Flamengo. Esse dia foi também a despedida de Neymar, que estava à caminho do Barcelona. Em sua primeira passagem pelo Peixe foi destaque de duas edições da Copa do Brasil, com artilharia em 2014, com 6 gols marcados, e 2015, onde foi vice-campeão e balançou a rede 8 vezes. Além disso, levantou dois troféus do Campeonato Paulista, em 2015 e 2016.

Após o destaque, despertou interesse de grandes clubes europeus, como naturalmente acontece com os jovens brasileiros. Em agosto de 2016, viajou para Itália para assinar com a Internazionale. O clube pagou a milionária quantia de 29,5 milhões de euros pelo centroavante, que na época tinha 19 anos.

Com grande expectativa, fez sua estreia contra o Bologna, em jogo que terminou empatado em 1 a 1. No período em que esteve por lá não conseguiu ter sequência, atuando em 183 minutos dos 10 jogos possíveis. Marcou um gol em partidas oficiais, contra o mesmo Bologna, jogo que a Inter venceu por 1 a 0. Em agosto de 2017, foi anunciada sua transferência por empréstimo ao Benfica, de Portugal. O objetivo era desenvolver o atleta. Infelizmente, também não teve o destaque esperado. Atuou apenas 164 minutos em 5 jogos, e marcou 1 gol.

Retorno ao Brasil:

Depois de uma passagem apagada pelo velho continente - contada com detalhes no documentário “Predestinado”, da Globoplay - Gabi retornou à Vila Belmiro por empréstimo, em janeiro de 2018. Foi pela primeira vez na história artilheiro da Copa do Brasil (4 gols) e do Brasileirão (18 gols) no mesmo ano. Ao final da temporada, esteve presente em praticamente todas as seleções dos melhores do ano no Brasil, em especial o prêmio Bola de Prata, da ESPN. Suas duas passagens pelo clube que o revelou, somam os seguintes números: 207 jogos, 83 gols e 27 assistências.

Consolidação:

No começo de 2019, começava o melhor capítulo de sua história. O Flamengo acertou seu empréstimo por um ano, junto das contratações de Bruno Henrique, Arrascaeta e Rodrigo Caio, no início da temporada. O camisa 9 foi herói do segundo título da Libertadores do clube rubro-negro após 38 anos. O River Plate estava ganhando por 1 a 0, até que aos 43 minutos do segundo tempo Gabigol empata, e aos 46 marca mais um, o da virada.

Em menos de 48 horas após o título internacional, o Mengão se sagrou campeão brasileiro pela sétima vez. Nas duas competições citadas ele foi artilheiro e destaque. Na “Liberta” com 9 gols, e eleito “Rei da América''. Brasileirão com 25 gols e prêmios individuais da própria CBF e, novamente, da ESPN .

O envolvimento com a torcida e a entrega em campo foram tão grandes, que o clube exerceu sua compra no início de 2020, por 17,5 milhões de euros (valor recorde no futebol brasileiro).

Desde que cravou seu nome como ídolo do clube carioca, a história só se intensifica. Venceu mais um campeonato nacional em 2020. Foi essencial para a recuperação do time na etapa final. Além de conquistar sua volta à Seleção Brasileira de Tite, sendo apontado por muitos como o “9” ideal para a Copa do Mundo de 2022.

Somando tudo que já fez pelo Rubro-Negro, são 129 jogos, 97 gols marcados e 29 assistências. É o maior artilheiro da história do clube na Libertadores e 2° maior artilheiro na história do Brasileirão. Vale recapitular todos os títulos conquistados, além dos já citados: Três Campeonatos Cariocas, duas Supercopas do Brasil, duas Taças Guanabara e uma Recopa Sul-Americana.

Na atual temporada, o Príncipe da Nação tem um gol marcado para cada jogo disputado. 27 jogos, 27 gols e 5 assistências. Vale lembrar que o Fla está na semifinal da Libertadores, em 4o lugar no Brasileirão e com a vaga encaminhada para a semifinal da Copa do Brasil.

No Flamengo, Gabigol parece um Amuleto da sorte, pois foi a partir da chegada dele ao time rubronegro, que as grandes conquistas começaram a voltar. O nome do atleta e de sua equipe estão presentes nas apostas online. E prever os novos recordes é até uma aposta esportiva muito óbvia, não é mesmo?

Por ser ainda muito jovem e talentoso, com certeza ainda teremos muita história a contar deste talentoso camisa 9!
Parabéns artilheiro!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: