FUTEBOL

Grêmio e Santos só não serão rebaixados se a sorte estiver favorável ao futebol medíocre

Flertando com o rebaixamento, Grêmio e Santos só vão conseguir escapar da Série B se derem sorte de outros clubes piorarem muito em termos de desempenho.


Algumas máximas do futebol sempre serão certeiras: quem não faz, leva; em clássicos não há favoritos; em jogo único tudo pode acontecer e, claro, ao fim de mais uma temporada do Brasileirão, pelo menos um dos times considerados grandes encontra seu caminho rumo à Série B. A atípica temporada de 2020/21 está aí justamente para nos provar isso...

Na atual campanha, a vida de três das mais tradicionais equipes do futebol nacional começa a ficar (mais) complicada: Grêmio, Santos e São Paulo. Curiosamente, com exceção do Peixe, que já sucumbia aos problemas financeiros desde o início, Imortal e Tricolor Paulista entraram bem em 2021, vencendo seus respectivos torneios estaduais.

Gabriel Pirani Santos Grêmio São Paulo Brasileirão Rebaixamento
Embora esteja fora da zona de rebaixamento, Santos vem de uma sequência complicada de insucessos | Miguel Schincariol/Getty Images

Mas, a situação no Campeonato Brasileiro é outra. Embora muitos questionamentos possam ser levantados sobre o baixo nível técnico e tático da competição, o equilíbrio do torneio nacional quase nunca deixa a desejar. E é justamente por essa questão que os três clubes se encontram em situações tão adversas. Além do desempenho sonolento dentro das quatro linhas, claro.

Com a 23º rodada do Brasileirão completa, o trio citado não apenas aparece depois da metade da tabela, como não demonstra o menor princípio de reação possível. Assim, o único alento dos torcedores é a surpreendente capacidade de reviravolta no campeonato doméstico. Essa questão, aliás, permite que cada clube mantenha seus respectivos sonhos vivos.

Contudo, não se enganem, se Grêmio e Santos, que vivem circunstâncias ainda mais desafiadoras, escaparem do rebaixamento, será pela mais pura sorte. Afinal, em termos de futebol praticado, as equipes já estão muito longe da elite. Acontece que sempre podem aparecer times ainda piores no meio do caminho das próximas 15 rodadas. Ou simplesmente mais azarados...


Este artigo foi publicado originalmente no 90min como Grêmio e Santos só não serão rebaixados se a sorte estiver favorável ao futebol medíocre.

Fonte: 90min

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: