Esportes

BOXE

Brasil leva quatro ouros na etapa final da Copa do Mundo de boxe

País encerra torneio com nove pódios, em 1º no quadro de medalhas

Da Redação

Sábado - 30/11/2024 às 17:33



Foto: ANDY CHUBB/ WORLD BOXING/DIVULG Copa do Mundo de boxe
Copa do Mundo de boxe

O boxe brasileiro encerrou sua participação na última etapa da Copa do Mundo, em Sheffield, na Inglaterra, com nove medalhas. Neste sábado (30), o país conquistou seis pódios, incluindo quatro ouros com Jucielen Romeu, Luiz “Bolinha” Oliveira (ambos até 57 kg), Breno “Zebim” de Carvalho (até 63,5 kg) e Joel da Silva (acima de 92 kg). Rebeca Lima (até 60 kg) e Viviane “Tanque” Pereira (até 75 kg) ficaram com a prata.

Com esses resultados, o Brasil liderou o quadro de medalhas do torneio. Na sexta-feira (29), outros três pugilistas garantiram o bronze ao serem superados nas semifinais: Tatiana Chagas (até 54 kg), Beatriz Soares (até 66 kg) e Wanderley “Holyfield” Pereira (até 80 kg).

Jucielen abriu o dia vencendo a inglesa Vivien Parsons após decisão unânime dos juízes. Já Rebeca e Viviane foram derrotadas pelas sul-coreanas Yeonji Oh e Suyeon Seong, respectivamente, ficando com a prata.

Ouro voltou com Bolinha, que venceu o japonês Harada Shudai por 2 rounds a 1. Zebim seguiu com o mesmo placar contra Nishiyama Shion, outro japonês. Por fim, Joel superou o italiano Diego Lenzi, garantindo o quarto ouro do Brasil no torneio.

A Copa do Mundo é organizada pela World Boxing, nova federação internacional criada em 2023 para manter o boxe nos Jogos Olímpicos. A antiga federação, a IBA, foi desfiliada pelo COI devido a corrupção e má gestão. O boxe está nas Olimpíadas desde 1904, e o Brasil conquistou sua primeira medalha na Cidade do México, em 1968, com Servílio de Oliveira (bronze).

Nas últimas edições, o país teve destaques como Robson Conceição, primeiro ouro olímpico no Rio 2016, e Hebert Conceição, que repetiu o feito em Tóquio. Beatriz Ferreira também brilha, com prata em Tóquio e bronze em Paris.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: