A seleção brasileira masculina de handebol garantiu sua classificação para a segunda fase do Mundial de Handebol ao vencer os Estados Unidos por 31 a 24, em Oslo (Noruega), neste domingo (19). O Brasil avançou na segunda colocação do Grupo E, com dois triunfos, atrás apenas da Portugal, que lidera o grupo com 100% de aproveitamento, após vencer as três partidas. A Noruega ficou com a terceira vaga e os EUA foram eliminados, com três derrotas seguidas.
O Brasil volta à quadra na quarta-feira (22) para enfrentar um dos três classificados do Grupo F, mas o adversário só será conhecido depois dos jogos deste domingo (19). As seleções de Suécia e Espanha já estão classificadas e são vistas como favoritas ao título. A terceira vaga continua em disputa entre Chile e Japão.
A seleção brasileira entrou em quadra sob pressão, após a derrota para Portugal na sexta-feira (17), por 26 a 30. O time precisava vencer hoje. No primeiro tempo da partida, o Brasil teve dificuldades na defesa e não atacou tão bem quanto poderia. A seleção brasileira só conseguiu marcar o primeiro gol aos seis minutos, com Rudolph Hackbarth, mas viu os EUA abrirem uma vantagem de 4 a 1. O Brasil reagiu, virou o placar para 6 a 5, mas depois teve um desempenho ruim e foi para o intervalo perdendo por 12 a 10.
Na segunda metade da partida, o time do técnico Marcus Tatá voltou mais rápido e ajustou os contra-ataques. Com oito minutos de jogo, o Brasil virou o placar e passou a controlar a partida, garantindo a vitória e a classificação. Rudolph Hackbarth, que foi o artilheiro da seleção, marcou oito gols, e Joel fez sete gols.
"Precisamos parabenizar os Estados Unidos pelo primeiro tempo. Eles jogaram muito bem. Acho que o Brasil ficou um pouco ansioso no início. Não conseguimos parar o ataque deles e tivemos dificuldades, principalmente na transição para o ataque", analisou o treinador Marcus Tatá. "No segundo tempo, nossa defesa melhorou. Conseguimos fazer alguns gols de contra-ataque que nos deram a vitória. Foi um resultado muito importante, considerando a situação da partida e a necessidade de vencer para seguirmos na competição sem depender de outros resultados", concluiu o técnico.
O Mundial de Handebol começou com 32 seleções na primeira fase, divididas em oito grupos de quatro equipes. Apenas as três primeiras colocadas de cada grupo avançam para a segunda fase, que também será em formato de grupos, com quatro chaves e seis times cada. As duas melhores equipes de cada grupo seguirão para as quartas de final (fase eliminatória). A final do torneio será no dia 2 de fevereiro, em Oslo (Noruega).
Fonte: Agência Brasil