Esportes

PARALIMPÍADAS DE PARIS

Atleta de natação Victor Almeida brilha como promessa nas Paralimpíadas de Paris

Com apenas 16 anos, Vitinho é o atleta mais jovem da seleção paralímpica do Brasil

Da Redação

Quinta - 22/08/2024 às 08:40



Foto: Arquivo pessoal Vitinho recebe o apoio da família antes das Paralimpíadas de Paris
Vitinho recebe o apoio da família antes das Paralimpíadas de Paris

O Brasil se destaca novamente nos Jogos Paralímpicos e conta com um jovem talento promissor para Paris. Victor dos Santos Almeida, conhecido como Vitinho, de apenas 16 anos, é o atleta mais jovem da seleção brasileira de natação para as Paralimpíadas, que começam em 28 de agosto.

Competindo na classe S9 (limitação físico-motora) nos 100m costas, Vitinho promete trazer um toque especial à competição com uma possível comemoração inspirada em Cristiano Ronaldo, caso conquiste uma medalha.

A natação é um dos esportes que mais garante medalhas para o Brasil, e a delegação para Paris inclui 37 atletas, com destaques como Daniel Dias. Embora Dias, o maior medalhista brasileiro das Paralimpíadas, tenha se aposentado após Tóquio, Vitinho, que se inspira nele, está pronto para fazer sua estreia em Jogos Paralímpicos e buscar seu primeiro ouro.

Vitinho compartilha que seu amor pelo esporte começou cedo e que sempre sonhou em viver da natação. Ele revelou que seu interesse foi despertado ao assistir a atletas como Michael Phelps e Daniel Dias, sendo este último sua maior inspiração. "Minha meta sempre foi evoluir e me tornar o melhor. Participar de Paris é um grande passo para o meu sonho", disse Vitinho.

Atleta Paralímpico de natação, Vitinho empilha títulos em campeonatos — Foto: Arquivo pessoal

O jovem nadador conta que sua jornada começou de forma natural, apesar de um diagnóstico inesperado ao nascer. "Minha deficiência não foi detectada antes do nascimento, e foi um choque para meus pais. Desde muito cedo, a natação foi indicada como uma forma de terapia e desenvolvimento", explicou. Aos 5 anos, Vitinho participou de sua primeira competição e, aos 8, decidiu levar o esporte mais a sério. Desde 2018, ele faz parte da equipe principal da seleção brasileira.

A família de Vitinho está extremamente orgulhosa e ansiosa para o início das Paralimpíadas. Sua mãe, Marcia Cristina, expressou seu entusiasmo e apoio incondicional. "Estou muito feliz e orgulhosa. Ver meu filho realizado é o meu maior sonho", afirmou Marcia. Apesar de seu sucesso precoce, Vitinho enfrenta os desafios de equilibrar a vida escolar e a carreira de atleta. Ele reconhece as dificuldades de abrir mão de momentos sociais com amigos, mas mantém o foco na competição. "O lado social pode ser complicado, mas estou totalmente dedicado à piscina. Depois dos Jogos, espero ter tempo para rever meus amigos", revelou.

Vitinho também mantém uma tradição de homenagear Cristiano Ronaldo, seu ídolo, com a famosa comemoração do jogador português. "Sempre que subo no pódio, faço o 'SIMMM' do Cristiano Ronaldo. Ele é minha maior inspiração no esporte", concluiu o jovem nadador, que espera que Paris seja o palco para mostrar seu talento e paixão.

Fonte: ge

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<