Esportes

FUTEBOL

Argentina vence Chile e garante classificação na Copa América

A seleção argentina bateu o Chile por 1 a 0, com gol de Lautaro Martínez

Da Redação

Quarta - 26/06/2024 às 09:32



Foto: Rob Carr/Getty Images Argentina buscou a vitória no final da partida
Argentina buscou a vitória no final da partida

A Argentina venceu a segunda partida na Copa América, ao bater o Chile por 1 a 0 no MetLife Stadium, nos Estados Unidos, pela segunda rodada da fase de grupos do torneio, nesta terça-feira (25). Com o resultado, os argentinos confirmam a classificação para as quartas de final. Já os chilenos jogarão a 'vida' contra o Canadá. 

Com a vitória, os argentinos chegaram aos seis pontos, liderando isoladamente o Grupo A. O Canadá ocupa a segunda posição com três pontos; o Chile está em terceiro, com um ponto; e o Peru é o lanterna, também com um ponto.

O Chile encerra sua participação na fase de grupos neste sábado (29), contra o Canadá. Já a Argentina enfrenta o Peru no mesmo dia.

A partida foi no mesmo palco que sediou a final da edição centenária do torneio em 2016, vencida pelo Chile contra a Argentina. A grama do MetLife Stadium apresentou quiques irregulares, pois o gramado natural substituiu o artificial há duas semanas e recebeu areia para nivelamento em alguns pontos.

Primeiro tempo 

O jogo começou truncado, com muitas faltas no meio de campo. Com o tempo, os argentinos passaram a pressionar o Chile no campo defensivo, mas não conseguiam chegar ao último terço com efetividade. O Chile, por sua vez, teve dificuldades nos lançamentos e na precisão dos passes.

Messi recuou até o meio de campo junto de Mac Allister para tentar abrir espaços. A primeira chance clara do jogo surgiu dessa movimentação, com Messi encontrando Nico González, que cruzou para Julian Álvarez. O atacante do Manchester City finalizou em cima de Cláudio Bravo.

Aos 35 minutos, Messi finalizou próximo à trave chilena, representando a sétima tentativa da Argentina contra nenhuma do Chile. O placar zerado no primeiro tempo foi um alívio para o time de Ricardo Gareca.

Segundo tempo de pressão

No segundo tempo, a Argentina manteve o ritmo e Bravo foi obrigado a fazer duas defesas em menos de cinco minutos. O Chile continuou com fraquezas técnicas e precisou contar com a sorte. Aos 11 minutos, Mac Allister quase abriu o placar após cobrança de falta de Messi.

Messi continuou distribuindo passes e deixou Nico González confortável para finalizar, mas a bola acertou o travessão de Bravo. As mudanças de Lionel Scaloni deram mais liberdade para Messi ficar próximo ao gol.

Final dramático

O Chile, visivelmente cansado, passou a segurar o empate. O veterano Alexis Sánchez e Vargas não conseguiram se destacar. A nova geração chilena mostrou que ainda não atinge o nível técnico dos campeões de 2015 e 2016.

A primeira finalização chilena ocorreu aos 30 minutos do segundo tempo, com Echeverria. A jogada animou os chilenos, mas o goleiro Dibu fez boas defesas.

Quando tudo parecia decidido, Messi cobrou o décimo escanteio argentino e, após um bate-rebate na área, Lautaro Martínez empurrou para as redes, finalmente abrindo o placar. Nos acréscimos, Lautaro teve a chance de ampliar, mas Bravo defendeu sua finalização.

Rodada final

Na rodada final do Grupo A, a Argentina enfrenta o Peru no Sun Life Stadium, no sábado, às 21h (horário de Brasília). No mesmo horário, o Chile tenta a vaga encarando o Canadá, no Orlando City Stadium. Todas as equipes ainda têm chances de classificação para as quartas de final.

Canadá vence Peru 

Mais cedo, Peru e Canadá duelaram no Children’s Mercy Park, em Kansas City. O Canadá venceu por 1 a 0 e subiu para a segunda posição do Grupo A. O jogo teve baixo nível técnico, mas contou com um golaço de Jonathan David.

Durante a partida, o assistente de arbitragem guatemalteco Humberto Panjoj desmaiou e foi socorrido pelo goleiro canadense Maxime Crépeau. Panjoj foi retirado consciente, e o calor extremo, com 37°C, pode ter sido a causa do mal-estar.

Fonte: Isto é

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: