![A vitória do Altos sobre o Fortaleza é considerada histórica, marcando a primeira vez que a equipe piauiense supera o Leões do Pici em competições oficiais](https://piauihoje.com/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-12-at-08-40-24-1739360480.jpeg)
O Altos surpreendeu o Fortaleza ao vencer de virada por 2 a 1 na noite desta terça-feira (11), em partida válida pela terceira rodada da Copa do Nordeste, realizada no Estádio Albertão, em Teresina. Os gols do time piauiense foram marcados por Lucas Reis e Rodrigão, enquanto Zé Welison anotou para o time do cearense.
O jogo começou com o Fortaleza tentando impor seu ritmo, mas encontrando dificuldades diante de um Altos bem postado defensivamente. Aos 8 minutos, Breno Lopes teve uma chance clara, mas finalizou para fora. O Altos respondeu com investidas de Jefferson e Reinaldo, que levaram perigo ao gol adversário. Apesar das oportunidades, o primeiro tempo terminou sem gols.
No início do segundo tempo, aos 3 minutos, Zé Welison aproveitou um cruzamento e colocou o Fortaleza em vantagem. A equipe cearense quase ampliou com Pikachu, mas o goleiro Careca fez uma grande defesa. A reação do Altos veio aos 23 minutos, quando Sávio arriscou de fora da área, o goleiro João Ricardo espalmou, e Lucas Reis, atento, empatou a partida.
Pouco depois, Lucas Reis sentiu câimbras e foi substituído por Rodrigão. Aos 32 minutos, Cleiton "Robozão" fez uma bela jogada pela esquerda, superou a marcação de David Luiz e cruzou rasteiro para Rodrigão, que completou para o gol, selando a virada.
Rodrigão marcou o segundo gol que garantiu a vitória do time piauiense - Reprodução/Samuel Pereira/A.A. AltosApós o apito final, o Altos alcançou a quarta posição no Grupo A da Copa do Nordeste, somando quatro pontos. O Fortaleza, por sua vez, perdeu a invencibilidade na competição e caiu para a segunda colocação do Grupo B, com seis pontos. O técnico do Altos, Francisco Diá, elogiou a postura de sua equipe. "Estão de parabéns por terem assimilado aquilo que a gente pediu. Tivemos um volume de jogo espetacular. No segundo tempo, ajustamos a marcação e exploramos a velocidade pelos lados. Conseguimos um resultado positivo contra um gigante do futebol brasileiro", declarou.
Pelo lado do Fortaleza, o técnico Juan Pablo Vojvoda reconheceu as falhas de sua equipe. "Hoje foi um jogo diferente. Sabíamos que precisaríamos nos adaptar rapidamente ao gramado, mas não fizemos isso bem, principalmente no primeiro tempo. No segundo, conseguimos um gol com uma boa jogada, mas depois tomamos dois gols que não poderíamos ter sofrido. Agora é juntar o grupo e continuar trabalhando", disse.
Próximos compromissos
O próximo compromisso do Altos na Copa do Nordeste será no dia 18 de fevereiro, às 21h30, contra o Ferroviário, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Antes disso, a equipe enfrenta o Atlético-PI pelo Campeonato Piauiense, no dia 14 de fevereiro, às 20h30, no Estádio Albertão, em Teresina. O Fortaleza volta a campo pela competição regional no dia 19 de fevereiro, às 21h30, contra o Vitória, na Arena Castelão, em Fortaleza.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão do jornalista Luiz Brandão - DRT-PI - 960