
O brasileiro Alison dos Santos, mais conhecido como Piu, conquista a medalha de bronze, nesta sexta-feira (9), nos Jogos Olímpicos de Paris, no Stade de France, em Paris, na França. O Piu era um dos favoritos para ganhar a medalha na final da prova e conquistou o bronze com o tempo de 47s26.
O atleta conquista a sua segunda medalha olímpica. Ele também foi bronze nas Olimpíadas de Tóquio, também na prova com 400m com barreiras. Na final de hoje, Piu ficou atrás do vencedor Rai Benjamin com 46s46 e do medalhista de prata Karsten Warholm que teve 47s06.
Com a vitória de Alison dos Santos, o Brasil conquistou a 17ª medalha nos Jogos Olímpicos de Paris.
O atleta foi à final com pouca confiança para a tão sonhada medalha olímpica, já que não teve o bom desempenho esperado nas semifinais. Acabou ficando em 3° lugar na sua bateria e conseguiu ser classificado para concorrer ao pódio olímpico por ter o quarto melhor tem integral.
Na final, Alison veio atrás e acelerou depois de pular a última barreira do caminho para ultrapassar o francês Clement Ducos, que tinha superado na semifinal. Ele até chegou a se aproximar de Karsten Warholm, mas não o suficiente para ficar com a prata.
Com a medalha de prata conquistada em Paris, ele se junta a somente outro atleta de pista que ganhou duas medalhas individuais em diferentes Jogos Olímpicos para o Brasil: Joaquim Cruz, que foi ouro em Los Angeles (1984) e medalhista de prata em Seoul (1988) nos 800 metros.
Fonte: Ingrid Santana é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão