Entretenimento

OSCAR 2025

"Ainda Estou Aqui" é indicado como Melhor Filme Internacional no Oscar

O longa-metragem de Walter Salles é o primeiro filme do país a disputar a categoria desde Central do Brasil, em 1999

Da Redação

Quinta - 23/01/2025 às 11:03



Foto: Reprodução
"Ainda Estou Aqui" e a atriz Fernanda Torres podem representar o Brasil na cerimônia deste ano

O cinema brasileiro volta a brilhar no Oscar após 26 anos de fora da premiação. O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, é o primeiro do país a disputar o prêmio de Melhor Filme Internacional desde Central do Brasil, também de Salles, indicado em 1999. Além desta categoria, o longa garantiu indicações a Melhor Filme e Melhor Atriz, colocando o Brasil em destaque na 97ª edição do Oscar, marcada para 2 de março, no domingo de Carnaval.  

Na disputa pelo prêmio de Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui enfrentará produções de grande destaque mundial. Entre os indicados estão o musical francês Emilia Pérez, considerado o principal concorrente, o dinamarquês A Garota da Agulha, o alemão A Semente do Fruto Sagrado e a animação letã Flow - À Deriva.  

O longa brasileiro é uma produção original Globoplay e retrata a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que precisa liderar a família após o desaparecimento de seu marido, o deputado cassado Rubens Paiva (Selton Mello), durante a ditadura militar. A obra, que já atraiu mais de 3,5 milhões de espectadores no Brasil, tem sido amplamente reconhecida pela crítica e pelo público.  

Já o francês Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard, aborda a história de um chefe de cartel mexicano que busca aposentar-se e reafirmar sua identidade em um musical que levantou controvérsias pelo uso de inteligência artificial. Esse fator, inclusive, pode favorecer a campanha do longa brasileiro.  

Os outros concorrentes incluem o dinamarquês A Garota da Agulha, que se passa em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial, e o alemão A Semente do Fruto Sagrado, ambientado no cenário político turbulento de Teerã. Fechando a lista, está a animação Flow - À Deriva, da Letônia, já premiada no Globo de Ouro e considerada favorita em sua categoria.  

Com esta nova indicação, Walter Salles consolida sua posição como o diretor brasileiro mais reconhecido na história do Oscar. Resta saber se 2025 será o ano em que o Brasil conquistará sua primeira estatueta na categoria.  

Estreias dos concorrentes no Brasil:

  • Emilia Pérez: nos cinemas, a partir de 6 de fevereiro  
  • A Garota da Agulha: disponível no MUBI, a partir de 24 de janeiro  
  • A Semente do Fruto Sagrado: em cartaz nos cinemas  
  • Flow - À Deriva: nos cinemas, a partir de 30 de janeiro
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<