Entretenimento

COTAS

Ex-BBB Matteus é denunciado ao Ministério Público por falsidade ideológica

O ex-BBB teria cometido o crime de falsidade ideológica ao se ingressar no curso de Engenharia Agrônoma por meio do sistema de cotas

Da Redação

Sexta - 14/06/2024 às 18:07



Foto: Reprodução/Instagram O eex-BBB Matteus Amaral
O eex-BBB Matteus Amaral

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Farroupilha (IFFar) confirmou que o ex-BBB Matteus Amaral ingressou no curso de Engenharia Agrônoma por cotas. A denúncia foi feita pelo ativista Antonio Isuperio, que trabalha em uma instituição internacional de Direitos Humanos, ao Ministério Público. As informações são do colunista Gabriel Perline, do site Contigo!.

Isuperio alegou que o ex-BBB cometeu o crime de falsidade ideológica ao se inscrever na universidade por meio do sistema de cotas e pediu a prisão de Matteus. O ativista ainda solicitou que a instituição seja investigada.

“Que o indivíduo responda pelo crime de falsidade ideológica para adentrar a Universidade. A Faculdade e o Indivíduo devem ser responsabilizados. A Faculdade deve ser responsabilizada pela negligência e o indivíduo pelo crime de falsidade Ideológica”, declarou.

A denúncia foi feita com base no Decreto-Lei nº 2.848 e no artigo 299 do Código Penal: “Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante”.

Em nota divulgada nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (14), o gaúcho disse que a inscrição no curso não foi feita por ele.

"A inscrição foi realizada por um terceiro, que cometeu um erro ao selecionar a modalidade de cota racial sem meu consentimento ou conhecimento prévio. Entendo a importância fundamental das políticas de cotas no Brasil. Por isso, lamento profundamente qualquer impressão de que eu teria buscado beneficiar-me indevidamente dessa política, o que nunca foi minha intenção", garantiu.

"Reafirmo meu arrependimento por quaisquer transtornos causados e meu compromisso continuo em ser um defensor ativo da igualdade racial e social. Agradeço a oportunidade de esclarecer este assunto e peço desculpas por qualquer mal-entendido que possa ter ocorrido", finalizou.

Fonte: Diário do Centro do Mundo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: