
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou o arquivamento do pedido de ação penal que investigava a ex-secretária de Educação do Piauí e atual conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Rejane Dias. A decisão reconheceu a inexistência de justa causa para as acusações que, por mais de três anos, colocaram a ex-gestora sob investigação.
Em publicação nas redes sociais, Rejane, que também é ex-deputada federal e esposa do ex-governador do Piauí e atual ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou receber a decisão com “serenidade e profundo senso de justiça”.
Dor pessoal e confiança na Justiça
No desabafo, ela admitiu que o processo trouxe marcas profundas. “Foram mais de três anos em que acusações infundadas tentaram manchar não apenas o meu nome, mas a minha história como mulher, mãe e esposa. A carga é sempre mais pesada para as mulheres na vida pública”, escreveu.
Segundo a ex-secretária, o período foi sustentado pela fé e pela confiança nas instituições democráticas. “A minha fé na justiça de Deus e nas instituições democráticas foi meu esteio, mantendo-me firme na certeza de que a verdade prevaleceria.”
Defesa da gestão
Rejane destacou que sua atuação na Secretaria de Educação sempre foi guiada pela legalidade e transparência. Ela lembrou que as prestações de contas da sua gestão foram regularmente aprovadas por órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O pedido de ação penal não apresentava nenhum indício de ilegalidade ou documento que comprovasse qualquer ato contrário à Lei da minha parte”, frisou.
Legado na Educação
A ex-secretária também aproveitou a decisão para relembrar projetos implementados sob sua gestão, como a UAPI (Universidade Aberta do Piauí), presente em todos os 224 municípios; o Canal Educação, que levou ensino remoto a diversas regiões; o Pré-Enem Seduc, que ajudou milhares de estudantes a ingressarem no ensino superior; o Programa Poupança Jovem, voltado ao combate à evasão escolar; além da expansão das escolas de tempo integral e valorização da carreira docente.
Novo ciclo
Ao encerrar a publicação, Rejane agradeceu à família, amigos e apoiadores que permaneceram ao seu lado durante o processo e disse se sentir fortalecida para seguir em frente. “Agora, com o capítulo judicial encerrado, sigo honrada e renovada em meu compromisso com uma gestão pública íntegra, técnica e transparente, sempre a serviço do povo”, declarou.
Confira a publicação de Rejane Dias na íntegra: