Educação

REVALIDA

Revalida 2025: prazo para contestar notas provisórias termina hoje

Exame avalia formados em medicina no exterior

Da Redação

Quinta - 15/05/2025 às 12:00



Foto: Fabio Rodrigues-Pozebbom/Agência Brasil Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de educação superior estrangeira (Revalida)
Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de educação superior estrangeira (Revalida)

Os candidatos que discordaram das notas provisórias da prova discursiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025 têm até esta quinta-feira (15) para entrar com recurso.

O pedido de recurso deve ser feito online, pelo Sistema Revalida. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avisa que não serão aceitos recursos fora do sistema ou após o prazo estabelecido.

O Revalida é um exame destinado a médicos formados fora do Brasil que desejam exercer a profissão no país. O objetivo é garantir que a qualidade do atendimento médico no Brasil seja mantida.

A primeira etapa do Revalida 2025 aconteceu em 23 de março e teve a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.

Sobre os recursos, eles devem se concentrar apenas nas pontuações atribuídas aos quesitos da prova, segundo a versão final do gabarito. O candidato não pode se identificar no recurso, pois isso fará com que ele seja automaticamente desconsiderado. A banca de correção vai explicar, de forma individual, o motivo de aceitar ou rejeitar o recurso.

O resultado final da primeira etapa será divulgado no portal Gov.br, no dia 3 de junho.

Desde 2011, o Inep é responsável pela aplicação do Revalida, enquanto as universidades públicas que participam do processo cuidam da revalidação dos diplomas. O exame é dividido em duas etapas eliminatórias: uma teórica (prova escrita) e uma prática (habilidades clínicas). Só quem for aprovado na etapa teórica pode fazer a prova prática.

Para ser aprovado no exame, o candidato precisa mostrar que possui os conhecimentos e habilidades necessários para atuar como médico no Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<