
Os candidatos que discordaram das notas provisórias da prova discursiva do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) 2025 têm até esta quinta-feira (15) para entrar com recurso.
O pedido de recurso deve ser feito online, pelo Sistema Revalida. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) avisa que não serão aceitos recursos fora do sistema ou após o prazo estabelecido.
O Revalida é um exame destinado a médicos formados fora do Brasil que desejam exercer a profissão no país. O objetivo é garantir que a qualidade do atendimento médico no Brasil seja mantida.
A primeira etapa do Revalida 2025 aconteceu em 23 de março e teve a participação de 93,63% dos 17.778 inscritos.
Sobre os recursos, eles devem se concentrar apenas nas pontuações atribuídas aos quesitos da prova, segundo a versão final do gabarito. O candidato não pode se identificar no recurso, pois isso fará com que ele seja automaticamente desconsiderado. A banca de correção vai explicar, de forma individual, o motivo de aceitar ou rejeitar o recurso.
O resultado final da primeira etapa será divulgado no portal Gov.br, no dia 3 de junho.
Desde 2011, o Inep é responsável pela aplicação do Revalida, enquanto as universidades públicas que participam do processo cuidam da revalidação dos diplomas. O exame é dividido em duas etapas eliminatórias: uma teórica (prova escrita) e uma prática (habilidades clínicas). Só quem for aprovado na etapa teórica pode fazer a prova prática.
Para ser aprovado no exame, o candidato precisa mostrar que possui os conhecimentos e habilidades necessários para atuar como médico no Brasil.
Fonte: Agência Brasil