Educação

ESTRATÉGIAS

Reitora se reúne com Comissão para acelerar implantação do curso de Psicologia na UFPI

Implantação do curso está com movimentação parada há mais de seis meses, de acordo com professores

Da Redação

Sexta - 27/12/2024 às 10:55



Foto: Divulgação/UFPI Reitora e vice-reitor da UFPI se reuniram com os professores do curso na segunda-feira (23)
Reitora e vice-reitor da UFPI se reuniram com os professores do curso na segunda-feira (23)

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, e o vice-reitor, Edmilson Miranda, realizaram uma reunião na segunda-feira (23), com o objetivo de alinhar estratégias para acelerar a finalização dos trâmites do processo de implantação do curso de Psicologia, junto ao Ministério da Educação (MEC).

A implantação do curso no Centro de Ciências de Educação (CCE) do Campus de Teresina é uma demanda importante para a comunidade acadêmica, e será uma prioridade da Administração Superior da UFPI.

Também participaram da reunião a diretora do CCE, Eliana de Alencar; a Pró-reitora de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro; o vice coordenador do Curso, Prof. Cássio Eduardo Miranda; e os professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carla Andrea, Thayro Carvalho, Denis Barros Carvalho, Filadélfia Carvalho, e Carla Andrea Silva (NDE), além da Profa. Edna Magalhães, procuradora institucional da UFPI.

A implantação do curso de Psicologia foi aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em abril de 2022, após visita técnica de avaliadores à Universidade. A avaliação atribuiu ao novo curso conceito 4,21, em escala que vai até 5. Para obtenção do conceito, foram considerados organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Desde então, o projeto segue trâmites no Ministério da Educação e, segundo professores do curso, estaria com movimentação parada há mais de seis meses.

Na reunião, a reitora Nadir Nogueira enfatizou a importância acadêmica e o alcance social do novo curso, e reafirmou o compromisso da Administração Superior em articular a conclusão do processo.

"O projeto já foi avaliado pelo INEP e teve conceito 4, mas é preciso que saia do MEC para que a gente possa dar seguimento e abertura desse curso, que prevê, a princípio, 80 vagas por ano", declarou.

"A Administração Superior está assumindo esse compromisso de tentar resgatar, porque o processo está parado desde julho de 2024 considerando toda a  tramitação e aprovação em todas as instâncias", completou a reitora.

A coordenadora do Curso, Profa. Ana Raquel de Oliveira, afirmou que a reunião com a Reitoria acrescentou força na mobilização para implementar a nova graduação no CCE.

"Tivemos uma reunião excelente com gestores da UFPI, momento em que apresentamos o histórico, dimensões e demandas do Curso de Psicologia. O diálogo fortaleceu a luta de um coletivo do CCE que tem se dedicado à criação do Curso e trouxe boas perspectivas quanto as futuras instalações do Curso de Psicologia na UFPI", avaliou a coordenadora.

Fonte: UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: