A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Nadir Nogueira, e o vice-reitor, Edmilson Miranda, realizaram uma reunião na segunda-feira (23), com o objetivo de alinhar estratégias para acelerar a finalização dos trâmites do processo de implantação do curso de Psicologia, junto ao Ministério da Educação (MEC).
A implantação do curso no Centro de Ciências de Educação (CCE) do Campus de Teresina é uma demanda importante para a comunidade acadêmica, e será uma prioridade da Administração Superior da UFPI.
Também participaram da reunião a diretora do CCE, Eliana de Alencar; a Pró-reitora de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro; o vice coordenador do Curso, Prof. Cássio Eduardo Miranda; e os professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE), Carla Andrea, Thayro Carvalho, Denis Barros Carvalho, Filadélfia Carvalho, e Carla Andrea Silva (NDE), além da Profa. Edna Magalhães, procuradora institucional da UFPI.
A implantação do curso de Psicologia foi aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em abril de 2022, após visita técnica de avaliadores à Universidade. A avaliação atribuiu ao novo curso conceito 4,21, em escala que vai até 5. Para obtenção do conceito, foram considerados organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Desde então, o projeto segue trâmites no Ministério da Educação e, segundo professores do curso, estaria com movimentação parada há mais de seis meses.
Na reunião, a reitora Nadir Nogueira enfatizou a importância acadêmica e o alcance social do novo curso, e reafirmou o compromisso da Administração Superior em articular a conclusão do processo.
"O projeto já foi avaliado pelo INEP e teve conceito 4, mas é preciso que saia do MEC para que a gente possa dar seguimento e abertura desse curso, que prevê, a princípio, 80 vagas por ano", declarou.
"A Administração Superior está assumindo esse compromisso de tentar resgatar, porque o processo está parado desde julho de 2024 considerando toda a tramitação e aprovação em todas as instâncias", completou a reitora.
A coordenadora do Curso, Profa. Ana Raquel de Oliveira, afirmou que a reunião com a Reitoria acrescentou força na mobilização para implementar a nova graduação no CCE.
"Tivemos uma reunião excelente com gestores da UFPI, momento em que apresentamos o histórico, dimensões e demandas do Curso de Psicologia. O diálogo fortaleceu a luta de um coletivo do CCE que tem se dedicado à criação do Curso e trouxe boas perspectivas quanto as futuras instalações do Curso de Psicologia na UFPI", avaliou a coordenadora.
Fonte: UFPI