Educação

CONFERÊNCIA DO CLIMA

Projetos ambientais de estudantes de Teresina serão apresentados na COP30, no Pará

Os alunos construíram instrumentos de monitoramento meteorológico com materiais reutilizáveis, como pluviômetros e termômetros

Da Redação

Quarta - 17/09/2025 às 15:03



Foto: UFPI Professor da UFPI, Raimundo Lenilde, com alunos do CTT/UFPI, que participam de projetos internacionais, que instigam a reflexão sobre impacto das mudanças climáticas
Professor da UFPI, Raimundo Lenilde, com alunos do CTT/UFPI, que participam de projetos internacionais, que instigam a reflexão sobre impacto das mudanças climáticas

A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá de 10 a 21 de novembro de 2025 em Belém (PA), contará com a participação de iniciativas desenvolvidas por estudantes piauienses. Os projetos "Nós Propomos!" e "Pacto Global do Clima pela Juventude", realizados no Colégio Técnico de Teresina (CTT/UFPI) e no CETI Dirceu Mendes Arcoverde, serão apresentados no espaço “Zona Verde” do evento.

As ações são coordenadas pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Raimundo Lenilde, que avalia como histórica a presença do estado na conferência. “Estarei em participação ativa na COP30 dos dias 12 a 14 de novembro, quando faremos movimentos de rua e mobilizações de alunos no espaço do Parque da Cidade. Marcaremos a presença com a UFPI nos debates e fazendo história dentro da conferência”, afirmou.

Professor da UFPI, Raimundo Lenilde | Foto: UFPI 

Os projetos buscam despertar a consciência ambiental desde a educação básica, com atividades interdisciplinares em disciplinas como Geografia, Biologia e Língua Portuguesa. Entre as iniciativas, os alunos construíram instrumentos de monitoramento meteorológico com materiais reutilizáveis, como pluviômetros e termômetros artesanais, além de produzir vídeos educativos sobre aquecimento global e práticas sustentáveis.

A estudante Gabriela Moreira, do 1º ano do CTT/UFPI, participou da produção das estações meteorológicas artesanais. Para ela, a experiência foi marcante. “Com a ajuda desses equipamentos, podemos acompanhar a umidade, a pressão e o vento para identificar quando o risco de queimadas é maior, evitando acidentes. Trabalhar nesse projeto foi, além de tudo, uma forma de aprender e entender melhor como o tempo se comporta”, contou.

De acordo com o professor de Geografia da CTT/UFPI, Marcos Antônio de Castro, que coordena a produção dos vídeos educativos, os trabalhos mostram que educação e sustentabilidade podem andar juntas. “Os vídeos produzidos pelos alunos abordaram desde os efeitos do aquecimento global até ações cotidianas que ajudam a reduzir impactos ambientais. É possível educar para transformar”, destacou.

Professor de Geografia do CTT/UFPI, Marcos Antonio de Castro | Foto: UFPI

A expectativa é que cerca de 80 estudantes de escolas públicas brasileiras participem da COP30. 

Fonte: UFPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: