Educação

ENTREVISTA

Piauí avança na Educação e é o 1º a universalizar o ensino médio em tempo integral

Em entrevista, secretário estadual de Educação detalha avanços e desafios da política educacional no estado

Por Luiz Brandão

Terça - 08/04/2025 às 20:18



Foto: Luiz Brandão Washington Bandeira, secretário de Educação no estúdio do portal Piauí Hoje
Washington Bandeira, secretário de Educação no estúdio do portal Piauí Hoje

Em entrevista ao portal Piauí Hoje, na tarde desta terça-feira (08.04) o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, destacou os avanços na educação piauiense, com foco na universalização do ensino médio em tempo integral integrado à educação profissional. O Piauí se tornou o primeiro estado brasileiro a transformar 100% de suas escolas de ensino médio nesse modelo, passando de 96 unidades em 2023 para 512 em 2025.  

Bandeira, que deixou a magistratura para assumir a pasta a convite do governador Rafael Fonteles (PT), afirmou que a decisão foi motivada pela confiança no projeto de desenvolvimento acelerado do estado. "Aceitamos participar deste projeto por acreditar na liderança do governador Rafael, no ser humano, no gestor público e no projeto de transformação com justiça social", disse.  

Universalização do tempo integral

O secretário explicou que a transição para o modelo integral exige adaptações em várias frentes, desde a formação de gestores e professores até a logística de transporte e alimentação escolar. "Transformar uma escola em tempo integral envolve mudanças profundas. Os diretores precisam entender o processo, os professores devem ser capacitados, e a merenda escolar, por exemplo, precisa ser ampliada, já que os alunos passam o dia todo na escola", afirmou. 

Além das disciplinas tradicionais, os estudantes têm acesso a cursos técnicos, educação financeira, inteligência artificial, esporte, cultura e preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). "O currículo mudou completamente. De manhã, os alunos aprendem as disciplinas básicas; à tarde, participam de atividades profissionalizantes e complementares", detalhou Bandeira.  

Filiação ao PT e foco na gestão pública

Questionado sobre sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 2023, o secretário afirmou que sempre se identificou com as bandeiras do partido. "É um partido forjado na luta, no diálogo, com uma linha clara: promover desenvolvimento com justiça social e democracia. Nosso foco, por enquanto, é contribuir como gestor público, mas com orgulho dessa identidade", declarou.  

Visita de Lula ao Piauí

Bandeira adiantou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve visitar o Piauí na próxima segunda-feira (14) para oficializar o reconhecimento das políticas educacionais do estado. "Ainda não está 100% confirmado, mas está 95% certo", brincou.  A visita de Lula foi confirmada no início da noite.

Clic aqui para assistir a entrevista completa do secretário Washington Bandeira ao jornalista Luiz Brandão.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<