Estudantes que já concluíram o ensino médio e têm interesse em bolsas integrais ou parciais para cursos de graduação em instituições privadas de educação superior poderão se inscrever no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025 a partir da próxima sexta-feira (24). O prazo vai até 28 de janeiro, e o resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, no Portal de Acesso Único.
Para participar, o candidato deve atender a pelo menos uma das condições do edital, como ter cursado o ensino médio em escola pública, como bolsista em instituição privada, ser pessoa com deficiência, ou ser professor de rede pública.
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, mas o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o Enem como treineiro não podem participar. Caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a melhor pontuação será usada na classificação.
A partir de 13 de janeiro, será possível consultar a disponibilidade de bolsas por instituição, curso e turno. O candidato pode se inscrever para ampla concorrência ou políticas afirmativas para pessoas com deficiência, ou autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Para se inscrever, o candidato deve criar uma conta no Gov.br e fazer login com seu CPF e senha. Durante a inscrição, serão solicitados dados cadastrais pessoais e do grupo familiar, além de informações sobre até duas opções de instituição, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência, conforme a renda familiar.
Haverá uma segunda chamada em 28 de fevereiro, e os candidatos não classificados poderão se inscrever na lista de espera entre 26 e 27 de março. A lista de espera será disponibilizada para consulta a partir de 1º de abril.
Novidade: Candidatos às bolsas de licenciatura que tiraram nota igual ou superior a 650 pontos na média do Enem poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura, que oferece R$ 1.050 durante o curso. Este programa faz parte do Mais Professores para o Brasil e celebra os 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096.
Fonte: Agência Brasil