Termina às 23h59 desta sexta-feira (23) o prazo para inscrição no Sistema de Seleção Unificada 2026. Esta é a última chance para estudantes que desejam disputar vagas em instituições públicas de ensino superior em todo o país. No Piauí, estão disponíveis quase 11,5 mil vagas em cursos de graduação, distribuídas entre universidades federais, universidade estadual e instituto federal.
Em âmbito nacional, o Sisu 2026 reúne 274,8 mil vagas em 7.399 cursos, ofertados por 136 instituições públicas de todas as regiões do Brasil. O processo seletivo é coordenado pelo Ministério da Educação e considera exclusivamente as notas do Exame Nacional do Ensino Médio.
Quem pode participar
Podem se inscrever candidatos que realizaram o Enem em 2023, 2024 ou 2025, desde que não tenham zerado a redação e não tenham participado como treineiros. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior. Durante o período, o candidato pode selecionar até duas opções de curso, com possibilidade de alteração até o encerramento das inscrições — a última escolha registrada é a válida.
Resultados e matrícula
Conforme o edital do MEC, o Sisu 2026 terá apenas uma etapa de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado em 29 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão realizar a matrícula diretamente nas instituições a partir de 2 de fevereiro de 2026.
Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. As convocações serão feitas pelas próprias instituições, conforme a disponibilidade de vagas remanescentes.
Cotas e ações afirmativas
Os candidatos podem concorrer pela ampla concorrência ou pelas modalidades de reserva de vagas, conforme a Lei de Cotas e as ações afirmativas específicas de cada instituição. A classificação ocorre, inicialmente, na ampla concorrência; em seguida, o sistema aplica os critérios para o preenchimento das vagas reservadas.
Outras oportunidades com a nota do Enem
Além do Sisu, as notas do Enem também podem ser utilizadas para concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos, com inscrições previstas de 26 a 29 de janeiro, e para acessar o Fundo de Financiamento Estudantil, que oferece financiamento para cursos em instituições privadas.
Como se inscrever no Sisu 2026
Acesse o Portal do Sisu no site oficial.
Faça login com sua conta Gov.br.
Preencha o questionário socioeconômico (obrigatório para concorrer às cotas).
Escolha até duas opções de curso.
Revise e confirme a inscrição — alterações são permitidas até 23 de janeiro.
Aguarde o resultado da chamada regular em 29 de janeiro.
Se necessário, entre na lista de espera entre 29/01 e 02/02.
Cronograma do Sisu 2026
Inscrições: 19 a 23 de janeiro
Chamada regular: 29 de janeiro
Matrícula: a partir de 2 de fevereiro
Lista de espera: 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Mais conteúdo sobre:
#Sisu 2026 #inscrições Sisu #vagas no Piauí #Enem #MEC #universidades públicas #ensino superior