O governador do Piauí Rafael Fonteles autorizou a contratação de 160 professores temporários para atuar na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), durante o período letivo de 2025.1. O decreto com a autorização foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (12).
A seleção de docentes será realizada por meio de processo seletivo simplificado, de responsabilidade da Fundação Universidade Estadual do Piauí (Fuespi), e busca "atender necessidade temporária de excepcional interesse público". Os contratos temporários poderão ser prorrogados, desde que não excedam o prazo de 4 anos.
O edital de abertura do processo seletivo estabelecerá as atribuições da comissão organizadora, o cronograma, os requisitos para a seleção, o prazo de validade, o número de vagas oferecidas, a carga horária, bem como as modalidades das provas, seu conteúdo, a forma de avaliação e remuneração, bem como o quantitativo de vagas reservadas para pessoas com deficiência e para pessoas negras e pardas referidas.
Os professores serão contratados em um regime de 40h, e estarão distribuídos entre as classes de auxiliar, assistente e adjunto.
- Auxiliar - 90 vagas
- Assistente - 60 vagas
- Adjunto - 10 vagas